Laboratório de Solos foi tema do 7º SEA da UNICEP

O 7º SEA, Simpósio da Engenharia Agronômica da UNICEP, realizou a primeira palestra do segundo semestre de 2021, no dia 25 de agosto, sob o tema "Laboratório de Solos: Aspectos de seu gerenciamento da rotina, da qualidade e de resíduos químicos", com o palestrante Marcos Rogério de Sousa e o docente do curso e responsável pelo Laboratório de Análises de Solos da UNICEP, Prof. Dr. Luís Roberto Paschoal.

“Transmitir ao aluno de agronomia da UNICEP a noção de como trabalha um laboratório de solos, sua rotina tanto administrativa quanto rotina de análises que visam a fertilidade do solo, um campo em que os engenheiros agrônomos tem grande influência e importância, foi o objetivo da palestra”, contou Marcos e explicou: “Em algum momento da vida deste futuro profissional ele vai entrar em contato com um laboratório de solos, inclusive é um local em que ele pode realizar estágios profissionais na graduação. Eu trouxe detalhes de como administrar a rotina do laboratório, buscando sempre com que os resultados analíticos obtidos sejam norteados pelos requisitos da qualidade e também de seu correto gerenciamento e destinação dos resíduos químicos gerados, visando a segurança da equipe que trabalha no laboratório e a preservação do meio ambiente.”.

Marcos também disse que além de tudo o que apresentou, os estudantes também podem ser empreendedores e ter os próprios laboratórios agronômicos, “já ajudei profissionais desta área na montagem e rotina dos laboratórios. Também apresentei aspectos legais de um laboratório, acerca de licenças variadas de funcionamento e para compra de insumos controlados por órgãos como Polícia Federal, Polícia Civil, Exército Brasileiro, etc.”.

O palestrante gostou de participar do simpósio: “Fiquei muito feliz e lisonjeado pelo convite feito pela Professora Cristiana Pezzopane, pois foi uma ótima oportunidade de apresentar a importância da futura profissão dos alunos, tanto na questão econômica quanto na ambiental. Foi uma experiência que me trouxe grande satisfação. Também a oportunidade de trocar ideias e experiências com o Professor Paschoal, que dividiu comigo as apresentações do dia do simpósio. A UNICEP e seus graduandos têm muita sorte de poder contar com os dois professores, a Cristiana e o Paschoal. Parabéns!”.

Para assistir essa e as demais palestras do curso clique aqui!