Infidelidade será tema de palestra na UNICEP

No dia 01 de outubro, das 10h às 12h, o curso de Psicologia da UNICEP, sob supervisão do CAUP – Centro Acadêmico Universitário de Psicologia, realizará a palestra “A infidelidade amorosa e suas implicações aos relacionamentos amorosos contemporâneos”, ministrada pelo docente, Prof. Ms. Rafael Diniz de Lima, em comemoração aos 50 anos da UNICEP.

A palestra será online e as inscrições poderão ser feitas de 19 a 23 de setembro, pelo formulário: https://forms.gle/EntmhDLjXivEwQuh8 . O valor das inscrições será de R$10,00 (pagamento via PIX) e serão disponibilizadas apenas 150 vagas.

De acordo com Rafael, o tema surgiu ainda na graduação, quando ele cursava psicologia na UNICEP e conheceu uma docente que trabalhava com infidelidade. “Sempre gostei do tema que envolvia casais e famílias e na hora certa conheci uma docente que trabalhava essa temática, acabei levando o assunto para o mestrado”, contou o docente.

E explicou que a relevância clínica é um dos principais motivadores para falar sobre o tema, pois dificilmente um psicólogo ou aquele que vai trabalhar ouvindo pessoas, em algum momento não passará por uma experiência de infidelidade: “são casos corriqueiros e trazem muita implicação para a vida dos casais, no sentido de que as taxas de divórcios por esse motivo são altíssimas. Então tem uma tripla relevância para mim, primeiro no sentindo de que gostava de trabalhar e tinha muito interesse em entender como se dão essas dinâmicas, segundo que é um tema relativamente comum e terceiro, é um tema que faz com que o indivíduo sofra, tenha sua autoestima afetada, termine relacionamentos, deixe sua família, por isso, entender esse fenômeno que leva as pessoas a traírem, quais as implicações que tem para o relacionamento amoroso, a psicodinâmica da pessoa que trai, do que foi traído, é de extrema relevância para nós psicólogos”.

Durante a palestra o docente e psicólogo pretende mostrar grande parte dos elementos que constituem o episódio de infidelidade: “Vamos falar sobre a conceituação da infidelidade, o que é ser infiel, como isso é definido, quais os principais motivadores que levam as pessoas a traírem. Homens e mulheres, será que tem diferença na motivação? Como costuma ser essa dinâmica? Como a pessoa começa a se encontrar com a outra pessoa? Como são esses encontros? Quais os impactos que têm para uma relação? Será que a pessoa que está sendo infiel muda? Será que se mantem a mesma no relacionamento? Como é o processo de descoberta? Como homens e mulheres descobrem ou começam a perceber que o parceiro está sendo infiel? As implicações que esse fenômeno tem para o relacionamento, será que essas pessoas continuam juntas? Será que optam pelo divórcio? Tem pessoas que perdoam, como costuma ser a vida após a traição? Vamos passar por todo esse percurso, desde os elementos que fazem com que identifique o motivo, até as implicações após o episódio.”.

Rafael ainda deixou um convite para quem se interessou pelo tema: “Eu acho que devem participar todos aqueles que gostam da temática do amor, que têm interesse por terapia familiar e casal ou que tenha interesse pessoal no tema, pois será de fundamental importância para termos um aprofundamento maior de um fenômeno tão corriqueiro em nosso cotidiano.”.

E finalizou: “Eu acredito que quem participar desse encontro vai sair entendendo muito bem o que é infidelidade e os possíveis impactos que a mesma pode trazer para as relações amorosas. Acredito que conhecer essa dinâmica, saber como fazer o manejo clínico e como o psicólogo atua diante dessas situações é de extrema relevância. Meu intuito é deixá-los mais capacitados para lidar com essa dinâmica na clínica ou na vida pessoal.”.

E aí se interessou? Se inscreva, clique aqui!

Texto: Ana Lívia Schiavone
 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe