III Marketing Best Business teve simulação acadêmica

O Centro Universitário Central Paulista (Unicep), de São Carlos/SP, realiza anualmente o Marketing Best Business, que em 2005 teve sua terceira edição. O Marketing Best Business é um  evento que faz parte do projeto da disciplina "Administração Mercadológica II", sob coordenação e docência da professora mestre Symara Helena Penow Campos e do coordenador do Curso de Administração e também docente, professor mestre Antonio Luiz Migliato.
O Marketing Best Business é um evento  baseado na filosofia do Venture Capital,  traduzido para nosso idioma como Capital de Risco,  que significa um capital a procura de oportunidades de investimentos de alto risco, associados a ganhos potenciais elevados.   Venture Capital atende a  um termo que define o financiamento e/ou investimento em  novos negócios em transações que envolvam diretamente um grupo empreendedor, detentor de um projeto ou idéia, e um grupo provedor de capital.
A partir deste conceito surgiu o Marketing Best Business da Unicep: os alunos do 4º. Período de Administração são desafiados a elaborar estratégias mercadológicas para produtos ou serviços em busca de investimentos, apresentando viabilidade de comercialização e estratégias diversas  para que investidores sintam-se atraídos a participarem do negócio.  As equipes competem em busca de capital e se prepararam para a realidade tal como é o mercado.
Para que este evento possa ser realizado, durante o semestre  os docentes trabalham   conteúdos que em sala  de aula e paralelamente os  trabalhos são desenvolvidos com atividades  competitivas pelos alunos, divididos em grupos concorrentes. Estas atividades visam abrir caminhos de sucesso aos nossos alunos como consultores e empreendedores estrategistas.   O funcionamento do evento se dá com uma banca, que simula o papel de investidores,  integrada por profissionais da área de Marketing e outros especialistas, que definem  e anunciam o  produto e a equipe de vencedores. Não pode ser esquecido que, assim como em 2004, em 2005  vários grupos foram nomeados como vencedores do III MBB, pelas turmas da manhã e noite, porque apresentaram produtos e estratégias verdadeiramente ricas em sua composição mercadológica.
A novidade
Dentre os ilustres  convidados da banca de avaliação em 2005 esteve presente o Dr. Pierre Basmaji,  que tem reconhecidos conhecimentos técnicos e também é um captador de negócios - representando  uma empresa investidora internacional, a Innovatecs. Durante o evento o Dr. Basmaji não pode deixar de agir como investidor ao receber informações de um dos produtos:  "Poliuretano Biocompatível derivado de Óleo Vegetal" classificado como produto de especialidade, por possuir características  médicas singulares. Este produto desenvolvido nos laboratórios da USP, de São Carlos, no Departamento de Química, tem alta capacidade de interação com as células do corpo humano e não provoca casos de rejeição como a platina usada em próteses, sendo passível de utilização na área médica e/ou veterinária.  O Dr. Basmaji, por meio destes alunos, entrou em contato com a Universidade e com a empresa escolhida para produzir o produto, a Poliquil, localizada em Araraquara. Hoje Basmaji e Poliquil estão em negociações para desenvolver uma linha de produção e colocar o produto no mercado.
Para uma das coordenadoras do Marketing Best Bussines da Unicep  o importante é que de uma situação acadêmica simulada conseguiu-se avançar e chegar numa situação real entre  investidor e empreendedor, afirma a Profa. Ms. Symara Campos. O grupo responsável pelo trabalho é formado pelos seguintes alunos: Fábio Rayel Assumpção,  Reginaldo Antônio Sigoli,  Reginaldo Matias Silva, Marcelo Tenório, Sidnei da Silva, Ricardo Bruno, Mariana Rodrigues, Gustavo Luis Spacca, Cecile Nogueira Alonso  e Uile Paranhos.
O professor doutor Dr. Dorival Marcos Milani - Diretor Geral do Centro Universitário Central Paulista - UNICEP, prestigiou o evento com sua presença, incentivando os alunos ao empreendedorismo e estratégias e  recebendo, juntamente com a Coordenação do evento, seus convidados:  Sr. Gilberto Cristianini (Faber-Castell), Sra.Gisele Brassolati (Unimed), Sr. Heber Henrique P. Campos (USP/Brazil Innovation), Sr.Peterson José Bernardo (Proteu/Brazil Innovation), Sra. Ângela Carneiro Pereira Lopes (Natura), Sr. José Carlos Romão (Eytec), Sr. Paulo Cereda (Sebrae/Unicep), Sr.  Marcos Bernasconi (Agilis Consultoria/Coordenador da Pós-Graduação em Finanças e Controladoria - Unicep), Sr. Daniel Gonçalves (TAM), Sra.  Luciene Barbieri Àzar (Coordenadora do curso de Fisioterapia - Unicep), Sr. Luis Fernando Zuin (UFSCar) e Sr. Alessandro Lucas da Silva (USP).

SUGESTÃO DE BOX

Perfil dos Coordenadores

Profa. Ms. Symara Helena Penow Campos: é  Mestre  em Administração Estratégica pela Unifecap, de São Paulo,  com 26 anos de experiência no mercado. Esteve nos últimos 18 anos atuando na indústria de alta-tecnologia, especificamente em Telecomunicações. Docente na Graduação e nos Cursos de Pós-Graduação da Unicep São Carlos/IAT de Piracicaba/Unifran de Franca e Uniban de São Paulo.
Prof. Ms. Antonio Luiz Migliato: é Mestre em Engenharia de Produção pela USP de São Carlos. Esteve nos últimos 10 anos  em empresas de atuação estratégica e Marketing e atualmente é Coordenador Acadêmico dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração da Unicep.

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe