Humanização no ambiente organizacional é tema de live

No dia 27 de outubro, aconteceu a última live do 6º Simpósio dos Profissionais e Executivos em Gestão de Pessoas, sob o tema "Humanização no ambiente organizacional", com o egresso da UNICEP, o psicólogo Isaías Peixoto. 

“A Humanização é um tema muito relevante e deve ser considerada prioritária nas organizações atuais e do futuro. Quando pensamos em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA), se não começarmos a enxergar as pessoas da nossa organização por uma visão mais holística e completa, infelizmente poderemos ter um futuro caótico dentro das nossas organizações. Agora, falar deste tema e estimular a disseminação dele no ambiente de trabalho, pode fazer com que as pessoas sejam mais valorizadas, mais ouvidas e estejam cada vez mais engajadas.”, contou Isaías. 

“Contudo, quero destacar que esse processo de humanização deve ser genuíno e feito de forma natural, entendendo a realidade de cada organização. Muitas vezes os projetos precisarão ser pensados a curto prazo, mas em outras situações a médio e longo. O importante é que esse tema esteja em pauta e que as pessoas sejam cada vez mais notadas nas suas peculiaridades e pluralidades.”, explicou o Psicólogo.

Isaías afirmou que: “Na minha percepção, a palestra foi muito positiva, tanto para mim quanto para as pessoas que estavam assistindo. Recebi mensagens de algumas pessoas comentando positivamente sobre a palestra e isso me motiva ainda mais. Os exemplos práticos que apresentei são possíveis e acredito que ajudaram a entender melhor como esse processo de humanização pode ser feito. Ponderei que cada organização possui suas próprias particularidades e cabe aos profissionais envolvidos neste processo entender o seu contexto e colocar em prática o que for necessário, de acordo com a sua realidade.” e continuou: “Em resumo, consideramos a humanização como um processo que inclui as diferenças na gestão, na tomada de decisão e no cuidado das pessoas, que é construído de forma coletiva e compartilhada e tem por objetivo principal estimular novas formas de cuidar dos/as colaboradores e novos modos de organizar o nosso trabalho. Por esse motivo, o processo de humanização dentro das organizações nunca deve ser responsabilidade apenas do RH, mas de todas as pessoas que integram o ecossistema organizacional. É bem verdade que o RH é a principal área neste processo, mas não deve ser a única.”. 

“Receber o convite da UNICEP (que tenho um carinho muito grande, pois foi onde me graduei em Psicologia), por meio da Profa. Ana Rita, coordenadora do curso de Gestão em Recursos Humanos, foi bem gratificante e quando ela pediu um tema, logo pensamos em falar da humanização. Conheço a Profa. Ana Rita desde a graduação e ela foi uma das pessoas que me apresentou os temas da metodologia de pesquisa e tenho para mim que esse foi o marco zero, que me fez gostar de fazer pesquisa e, até hoje, no doutorado em Psicologia na UFSCar, coloco em prática as suas contribuições na minha formação. Além disso, poder falar ao pessoal da UNICEP é um privilégio, pois sei o quão essa instituição preza pela qualidade dos seus eventos e cursos.”, finalizou o Psicólogo.

Os participantes do evento ainda tiveram o privilégio de participar de um show dos músicos Nilmer Gava, estudante do curso, no teclado, William Iroldi, também estudante do curso, no vocal e Cristiano Silva, egresso de Administração em 2010, no violão e segunda voz.

Acesse as lives do evento, clicando aqui!

Texto: Ana Lívia Schiavone

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe