Humanização e atuação do enfermeiro na saúde da mulher foram discutidos em simpósio

Com o objetivo de ressaltar a atuação do enfermeiro com relação  à saúde da mulher, o curso de Enfermagem da UNICEP realizou nos dias 23 e 24 de outubro, o seu 8º Simpósio com temas atuais ,discutidos por profissionais renomados que orientaram os estudantes e o público em geral.

A coordenadora de Enfermagem da Maternidade de São Carlos, Patrícia Castilho, foi uma das palestrantes da mesa redonda que aconteceu no primeiro dia de evento e debateu sobre as dificuldades e problemas enfrentados no município sobre as políticas de implantação dos processos de humanização. “Fizemos um levantamento dessas dificuldades de forma que pudéssemos abrir a possibilidade de uma assistência mais humana e de qualidade”, falou a profissional.

Ainda, na mesa redonda, a obstetra, Dra. Nayara Baraldi, falou sobre os desafios da nova implantação de serviço de parto humanizado na cidade de Conchal. “Falei sobre a importância em mostrar o cenário do nascimento e os modelos que deram certo para, assim, incentivarmos as mudanças em outros municípios, também”, disse.

A enfermeira obstetra, Dra. Márcia Fabbro, abordou os programas e políticas de saúde da mulher, trazendo o contexto histórico delas. “A maioria desses estudantes não viveram as outras décadas e eles têm que saber sobre todos os movimentos feministas e as lutas que são desenvolvidas desde então e como está sendo avaliada hoje em dia, a assistência pré-natal do Brasil e como as mulheres estão recebendo este atendimento”, ressaltou.

A estudante do sexto período do curso, Josiane Carneiro, explicou a importância de participar do Simpósio, ainda, como estudante. “Foram muitos conhecimentos e os palestrantes abordaram bastante como será a nossa prática no dia a dia e pudemos refletir sobre a humanização e tratamento do paciente no ambiente hospitalar. Isso faz com que, nós, da área, aperfeiçoemos nossos estudos cada vez mais, pois conhecimento nunca é demais e estamos aqui para melhorar a nossa atuação”, comentou a aluna.

No segundo dia, médico obstetra e coordenador da Maternidade da Santa Casa de São Carlos, Dr. Humberto Hirakawa, falou sobre a “Urgência e Emergência Obstétrica”. “Foi um tema muito relevante, pois ressaltei  o trabalho multiprofissional do enfermeiro na identificação de urgência e na rápida ação a fim de diminuir a mortalidade materna e natal”.

E teve até coach sistêmico. “Precisamos sentir, viver e inovar e não só trabalhar em cima de resultados, pois isso empata em todas as relações que temos com as pessoas e o mundo em que estamos conectado”, disse o consultor sistêmico indiano Anandsing Dwarkaing.

Durante o evento, a docente e coordenadora do curso, Tania Marcondes, recebeu uma homenagem dos presentes.

Texto: Andrea Vergamini de Castro

 

 

 

 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe