Na última segunda-feira (15), a UNICEP deu início ao Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária no Hospital Veterinário Universitário (HVU). O programa será desenvolvido em um ano, sob a orientação dos docentes das áreas profissionalizantes do curso de Medicina Veterinária da UNICEP e se estenderá até 2022.
Participaram do processo seletivo egressos da UNICEP e de outras instituições, tanto públicas quanto privadas. E as contratadas pelo programa são: Luciana Aparecida Giraldelo e Barbara Izabel Casonato que farão parte do Programa “Clínica Médica, Cirúrgica e Anestesiologia de Pequenos Animais” e Nayara Pereira dos Santos que está na área de “Clínica Médica e Anestesiologia de Grandes Animais”.
De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária e Responsável Técnico pelo Hospital Veterinário Universitário, Prof. Dr. Fabrício Gonçalves Corrêa, o Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária no Hospital Veterinário Universitário (HVU) da UNICEP, tem como objetivo central proporcionar aos egressos dos cursos de graduação em Medicina Veterinária, a oportunidade de aplicar intensamente as práticas hospitalares, bem como despertá-los para a necessidade da “educação continuada” face às mudanças e atualizações necessárias nessa área.
Já a Diretora de Pós-Graduação da UNICEP, Prof.ª Dr.ª Luciana Helena Crnkovic, explicou que é um programa de fundamental importância para os aprimorandos e para o HVU. A proposta está enquadrada nas diretrizes nacionais para acreditação do Programa de Aprimoramento Profissional (PAMV) em Medicina Veterinária, segundo Resolução número 1076, de 11 de dezembro de 2014, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). De acordo com a mesma, “os Programas de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária são cursos de pós-graduação em regime latu sensu” e “devem ter reconhecimento institucional, sendo este representado por documento que comprove sua aprovação junto ao Conselho de Ensino, Câmara de Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação ou órgão equivalente”.
Fabrício ainda explicou que o curso de aperfeiçoamento concebido apresenta uma configuração que permita ao egresso em Medicina Veterinária, dois aspectos fundamentais: o primeiro é solidificar os conhecimentos adquiridos durante a graduação, e o segundo é a extensão destes conhecimentos dentro da área específica que cada aluno escolheu para continuar seus estudos.
Egressa da UNICEP, Barbara Izabel Casonato, terminou o curso em 2020 e já conseguiu uma vaga para o programa. Ela contou que “para o processo seletivo passamos por três fases: a primeira foi a prova teórica, bem trabalhosa, foram várias questões com casos clínicos, casos cirúrgicos e procedimentos envolvendo anestesia; na prova prática também tivemos que passar por esses três setores separadamente, mostrando ao máximo nosso conhecimento; e por último foi a entrevista”.
“Estou muito feliz e realizada com a contratação. Sempre foi um sonho me formar em Medicina Veterinária, e ser contratada por meio de um processo seletivo que exigiu muito do meu conhecimento teórico e prático, me deixa muito feliz. Foram anos de estudos e agora terei a oportunidade de aprender muito mais na prática, o que é essencial para a minha profissão.”, comemorou Barbara. E finalizou: “Espero adquirir muito conhecimento prático em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Anestesiologia. Além disso, o programa irá me proporcionar muita experiência, que refletirá sempre na minha conduta como Médica Veterinária.”.
Já Luciana Aparecida Giraldelo disse que a sensação de ser contratada é de felicidade, “eu sempre estudei muito durante a graduação e ser contratada para exercer a Medicina Veterinária pelo local que me ensinou a ser Médica Veterinária é uma satisfação imensa!”. E afirmou que espera “muito aprendizado! Sei que estarei respaldada por excelentes profissionais, e isso para mim é o mais importante!”.
Para conhecer o curso de Medicina Veterinária da UNICEP, clique aqui!
Texto: Ana Lívia Schiavone