Fraudes em pescado foi o último tema do GEMEVE

Na última terça-feira (24) de novembro, aconteceu o último encontro do GEMEVE – Grupo de Estudos em Medicina Veterinária, em 2020. Na ocasião o Prof. Dr. André Luiz Medeiros de Souza, Médico Veterinário e Extensionista da FIPERJ - RJ, trouxe para os estudantes o tema “Fraudes em pescado”.

O grupo de estudos foi fundado há dois anos pelos graduandos de Medicina Veterinária da UNICEP e é coordenado pelo Prof. Dr. Gabriel A. M. Rossi.

De acordo com André, o tema abordado na palestra é de grande relevância para o médico veterinário e para a sociedade de modo geral, uma vez que, nos últimos anos, a cadeia produtiva do pescado e o consumo do produto crescem significativamente em níveis produtivos. As fraudes econômicas no produto são visualizadas com facilidade e de formas variadas, como a subtração dos indicativos de qualidade do produto inteiro, a substituição de espécies, falhas na rotulagem, a adição de água ao produto e o uso inadequado de aditivos e/ou coadjuvantes de tecnologia. Em todas as situações, o consumidor sai prejudicado e lesado financeiramente, e até mesmo fisicamente. Frente ao exposto, é muito importante que o médico veterinário possua esse conhecimento para entender o seu papel frente às atividades fraudulentas e outras práticas inadequadas observadas na cadeia produtiva do pescado, e como ele é fundamental para manutenção da boa qualidade do produto.

“Adorei a palestra, tentei resumir e trazer o conteúdo de modo mais facilitado para o entendimento, utilizando muitas fotos e experiências pessoais sobre o tema. Acredito que os presentes gostaram do material, e que o resultado esperado foi atingido, de acordar o médico veterinário para atuação na área citada, da cadeia produtiva do pescado.”, contou André.

E completou: “Fiquei extremamente feliz com o convite, ainda mais vindo do professor Gabriel, que é um amigo querido e excelente profissional na área de tecnologia e qualidade de produtos de origem animal. Muito boa a parceria, agradeço imensamente e sigo à disposição de vocês para questões relacionadas ao pescado.”. André ainda disponibilizou seu Instagram @soyandremedeiros.

Foram seis encontros de setembro até novembro, com médicos veterinários de várias áreas distintas, os alunos aproveitaram muito, fique atento que no início de 2021 divulgaremos os próximos encontros do grupo.