Fisioterapia e Saúde Mental foram temas discutidos na UNICEP

Ontem, dia 16 de novembro, a UNICEP recebeu o Prof. Dr. João Douglas Gil, para ministrar uma palestra sobre “O papel da fisioterapia no auxílio aos tratamentos de saúde mental”, para os estudantes do curso de Fisioterapia da UNICEP e convidados.

Douglas é ex-judoca da seleção brasileira de judô e foi campeão panamericano em 1987. Cursou a Virginia Commonwealth University em 1984, é graduado em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (1989), é pós-graduado em Fisioterapia Aquática (UNICID), em Fisiologia do Exercício (UNIFESP), em Quiropraxia (IBRAQ) e em Neurociência e Comportamento (PUC-RS). Atualmente é professor do curso de Pós-graduação em Fisiologia do Exercício na UNIFESP (desde 1995) e do curso de pós-graduação em Fisioterapia nas instituições: USP, Santa Casa, Hospital Albert Einstein e CEFIT. E é proprietário clínica de Fisioterapia Douglas Gil em São Paulo, capital.

O objetivo da palestra foi sensibilizar e alertar profissionais e estudantes sobre a importância do papel da fisioterapia no auxílio aos tratamentos das doenças mentais como depressão, ansiedade e transtorno do estresse pós-traumático.

De acordo com Douglas, o tema é muito relevante na atualidade, em que a sociedade vive diversos problemas sociais, tentando se adaptar a uma modernidade e novos conceitos sociais. “Isso fragiliza estruturas psíquicas e muitos se perdem na tentativa de ajustar e entender as emoções. Nesta situação é muito comum as emoções se transformarem em dores físicas na tentativa de buscar uma solução para os problemas emocionais, e a fisioterapia moderna deverá entender que existem muito mais informações e histórias por de trás de uma simples dor corporal.”, afirmou.

E explicou: “O fisioterapeuta do futuro deverá saber muito além da patologia, fisiologia e biomecânica da reabilitação. A atenção humanizada baseada nos conceitos biopsicossociais, o olhar empático e a qualidade do sentimento de amor ao próximo deverão ser o pilar de um grande profissional da saúde.”. E ressaltou que algumas técnicas de Fisioterapia e com profissionais especializados são imprescindíveis e contribuem no tratamento, entre eles a fisioterapia aquática por proporcionar um ambiente de relaxamento profundo e trazer memórias da infância e intrauterina que associados aos trabalhos da psicoterapia serão fundamentais para o sucesso do tratamento. São por estas razões que se torna necessário a divulgação destes conceitos e técnicas para que os profissionais da fisioterapia e da saúde em geral, estejam cada dia mais preparados para auxiliarem no tratamento e prevenção das doenças mentais como: depressão, ansiedade, entre outros.

Douglas ainda agradeceu o convite: “Fiquei lisonjeado pelo convite e muito feliz em encontrar uma estrutura universitária de qualidade, com importante visão de vanguarda. Fui muito bem recebido pela coordenação do curso de Fisioterapia, assim como pelos professores que estavam presentes. Os alunos extremamente atentos e participativos, vieram tirar suas dúvidas pessoalmente, demonstrando interesse e conhecimento. Parabéns pelo excelente trabalho de todos.”.

A estudantes do 4º período do curso, Maria Eduarda Aiza de Paulo, afirmou: “Posso dizer com certeza que foi uma das melhores palestras que já assisti na vida, me inspirando e motivando tanto na minha vida profissional como pessoal, pois como falado pelo palestrante: ‘Só serei capaz de ser um grande profissional quando eu for um grande ser humano’. Fiquei tão entusiasmada e impressionada com a palestra e o palestrante que fui até pedir para tirar uma foto com ele e na hora não conseguia nem conter o nervosismo de estar ao lado de uma pessoa tão representativa como ele.”.

E completou: “Dr. João Douglas me impactou de diversas forma profissionalmente, motivando-me e mostrando como somos capazes de tudo, basta querer, se esforçar e agarrar as oportunidades que a vida nos traz. As vezes ficamos tão presos na nossa pequena realidade que esquecemos que apenas o céu é o limite, e vendo a bagagem profissional que ele carrega me deu ânimo para continuar e me esforçar cada vez mais, correndo atrás do meu sonho de ser uma ótima profissional, capaz não só de reabilitar fisicamente uma pessoa, mas também de mudar a vida dela em diversas esferas.”.

“Ademais, abriu um horizonte de possibilidades de atuação da fisioterapia, pois sempre enxerguei diversas possibilidades de atuação de um fisioterapeuta, mas nunca algo relacionado com saúde mental, principalmente da forma como imposta com maestria pelo Dr. Gil. Foi realmente uma palestra incrível, da qual sai agradecendo por ter tido a sorte e oportunidade de estar ali presente.”.

Conheça o curso de Fisioterapia e tenha oportunidades como essa, clique aqui!