Fisioterapia, Agronomia e Enfermagem participam do Dia do Brincar

No último sábado (01), aconteceu o Dia do Brincar realizado pela Prefeitura Municipal de São Carlos. Os cursos de Fisioterapia, Engenharia Agronômica e Enfermagem da UNICEP participaram do evento.

De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Agronômica, Prof.ª Dr.ª Cristiana de Gaspari Pezzopane, o curso fez doação de mudas de árvores frutíferas e ornamentais para a população. “Com a doação fizemos algumas orientações de plantio e manutenção dessas plantas doadas”, contou.

Já a docente do curso de Fisioterapia, Prof.ª Dr.ª Heloisa Giangrossi Machado Vidotti, contou que os estudantes do curso fizeram orientações para a população referente a atividades físicas, prevenção de doenças como hipertensão, diabetes, avaliação e orientação postural. “Nem sempre a população tem as informações necessárias, então nós buscamos fazer essa orientação relativa a saúde e prevenção de doença”, explicou a docente.

A docente da Enfermagem, Maria Aparecida Bonelli, contou que a equipe trabalhou com aferição de pressão arterial e orientações. “Para a comunidade é de grande importância porque são orientações quanto aos valores padrões de normalidade e sempre que esses padrões não estão adequados, orientamos que procure uma das unidades de saúde”. O curso também desenvolveu atividades para as crianças: “Desenvolvemos jogos de memória e pintura relacionado a higiene corporal, como a importância de lavar as mãos, escovar os dentes e também relacionado a dengue”, contou a docente.

O Dia Municipal do Brincar foi instituído pela Lei 18.098/2017, do vereador Marquinho Amaral: “Nós já estamos na terceira edição e é um verdadeiro sucesso, está lotado de criança, muitas escolas municipais e entidades participam. Quero agradecer publicamente todos os organizadores, participantes e as pessoas que colaboraram para que a terceira edição do Dia do Brincar ficasse marcada na história, a cada ano que passa nós temos conseguido mais adeptos, mais pessoas participando, temos conquistados a confiança de várias entidades públicas e privadas que estão sempre colaborando conosco.”, comemorou o Vereador e completou: “Quero agradecer todas as entidades, especialmente a UNICEP, essa grande universidade, nossa parceira que apoiamos na Câmara Municipal, uma entidade de São Carlos que merece todo nosso respeito”.

Já o Secretário de Educação de São Carlos, Nino Mengatti: “O Dia do Brincar representa a integração entre família, educação, cultura e esporte, nesse espaço tão fantástico que é o Bicão, esse ano tratando a questão da diversidade e cultura, independente de cor, raça ou sexo das crianças. A UNICEP que está tão presente na história de São Carlos, na educação, é a nossa grande parceira hoje aqui. A integração entre o município e a UNICEP é o resultado do que estamos vendo, parabéns a todos.”.