Ex-aluna de Nutrição da UNICEP passa em primeiro lugar em Residência na Santa Casa

A egressa do curso de Nutrição da UNICEP, Letícia Caroline Miranda, ficou em primeiro lugar na Residência Multiprofissional da Santa Casa de São Carlos, concorrendo com mais 30 inscritos, para duas vagas.
Segundo a egressa, desde o último ano de graduação, em 2018, ela já havia traçado seus primeiros planos para a carreira, que eram prestar residência ou entrar em um programa de mestrado, pois sempre quis continuar os estudos, além da graduação. “Já estava me preparando para prestar provas de residência em outras cidades e para a prova de mestrado em Ciências Fisiológicas na UFSCar. Durante esse período, me inscrevi em um processo seletivo do SESI de São Carlos e fui aprovada para vaga de cadastro reserva. Quando surgiu a oportunidade de realizar o programa de residência na Santa Casa de São Carlos, me inscrevi no processo e fui aprovada, e optei pela residência, pois além da parte teórica, também há a prática que considero importante para obter experiência profissional”, falou a ex-aluna.

Ela ainda explicou que,  durante a graduação na UNICEP teve a oportunidade de realizar um projeto de iniciação científica na área de Ciências dos Alimentos, na Embrapa Pecuária Sudeste. “Com o apoio dos meus orientadores, elaborei um estudo para avaliar compostos voláteis de carne bovina de animais cruzados de diferentes grupos genéticos, para contribuir na melhora da qualidade da carne, esse projeto me proporcionou muita experiência no meio científico e comecei a me interessar pela área acadêmica. Durante os estágios, me aproximei mais da vivência de um profissional do SUS, compreendi melhor como funciona o sistema de saúde, o que fez eu começar a pensar em trabalhar no SUS futuramente. Nos estágios, estive na Santa Casa e elaborei estudos de caso, nos quais aprendi muito e me interessei pela área clínica, principalmente hospitalar”, disse.

Agora, como objetivo para o seu futuro profissional, Letícia reforçou que  pretende expandir ao máximo os seus conhecimentos durante a residência, com a equipe multiprofissional e adquirir novas experiências. “A longo prazo, pretendo realizar mestrado na minha área de interesse que é fisiologia, na UFSCar, pelo Programa Interinstitucional de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas - PIPGCF, realizado em parceria com a UNESP, do qual tive oportunidade de conhecer em um curso de fisiologia que fui selecionada para fazer em 2019. Futuramente pretendo seguir carreira acadêmica, dar aulas e auxiliar os alunos a aprofundar os conhecimentos, garantir a formação de nutricionistas e outros profissionais da saúde competentes, que podem ampliar seus saberes e contribuir para a saúde da população”, finalizou.

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe