Ética na Medicina Veterinária foi tema de aula magna na UNICEP

Na última sexta-feira (05), o curso de Medicina Veterinária, em homenagem aos 50 anos da UNICEP realizou a aula magna “Ética na Medicina Veterinária – responsabilidade civil e administrativa”, com o vice-presidente do CRMV-SP, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília, Prof. Dr. Fábio Fernando Ribeiro Manhoso.

Fábio aproveitou para agradecer o convite: “Gostaria de agradecer imensamente o convite e a oportunidade para falar com os alunos de Medicina Veterinária sobre um tema tão importante. Gostaria também, de agradecer o professor Fabrício, a mantenedora, os docentes que estiveram conosco, toda a assessoria e principalmente os alunos. E dizer que para mim, enquanto professor, também atuando na formação dessa moçada, e hoje, como vice-presidente do Conselho e presidente da comissão de educação do Conselho, vendo um curso jovem como o da UNICEP, que não tem ainda 10 anos, já com uma construção e uma configuração tão positiva, num alicerce, buscando essa veterinária que a gente tanto sonha, cada vez mais fortalecida, reconhecida, fiquei muito feliz”.

E explicou: “Houve uma repercussão muito positiva junto ao próprio conselho, nosso presidente, Dr. Odemilson Donizete Mossero, ficou realmente muito satisfeito de saber que o Conselho está realizando esse trabalho próximo as instituições. O Conselho é de todos e desejo que a UNICEP possa estar próxima a nós utilizando-se do Conselho, buscando as orientações que necessitar, seja do ponto de vista jurídico, administrativo, enfim, é a nossa função e também que todos os meus amigos, professores, veterinários e zootecnistas, nos ajudem nessa construção, nesse trabalho que realmente não é fácil, mas deve ser de todos. Eu penso que o objetivo de quem milita na educação é ver os seus frutos galgando cada vez degraus mais altos na profissão.”.

A estudante do 10º período, Angélica Cristina Gimenez, contou que a aula foi muito importante: “Como o nome já diz Aula magna é ‘de grande importância’, essa aula inaugural com a presença de um profissional do CRMV, junto com nossos professores, fez um elo muito importante para esclarecimentos da área de Medicina Veterinária tanto para os alunos como para a instituição”.

E explicou que a palestra trouxe informações importantes principalmente no pós-pandemia, quando muitas condutas tiveram que ser modificadas e revisadas auxiliando os discentes e profissionais da área, sobre a ciência das questões que envolvem os aspectos legais e administrativos relacionados a Medicina Veterinária e Zootecnia. “É importante que tenhamos a informação legal e jurídica, pois somos prestadores de serviços e temos que saber o que é liberado e qual a conduta correta a ser posicionada para se evitar processos”, afirmou a estudante.

O CRMV tem como finalidade orientar, fiscalizar, supervisionar e disciplinar as atividades relacionadas a essa profissão (no caso a Medicina Veterinária e Zootecnia). “A palestra trouxe muitas informações importantes já que ética e responsabilidade andam juntas em todas as profissões. E para que se tenha sucesso e um futuro profissional promissor é extremamente necessário manter-se informado conhecendo a legislação vigente. ”, concluiu a futura Medica Veterinária, Angélica.

Quer conhecer o curso de Medicina Veterinária e participar de ações como essa? Clique aqui!