Estudantes relatam a importância do EAD

Com o avanço constante das tecnologias de informação, o método de ensino a distância (EAD) está sendo cada vez mais aceito pelos estudantes no Brasil. Isso porque, ele torna possível o sonho do diploma para muitos, que antes não tinham acesso a uma instituição superior de ensino, seja por conta da distância física, falta de tempo, ou mesmo dificuldade de locomoção todos os dias.

A UNICEP, além do curso de Pedagogia EAD, que recebeu do MEC no final do ano de 2018, o conceito 5 (cinco), nota máxima de reconhecimento, possui também diversos cursos de pós-graduação EAD em diversas áreas.

E quem já fez, aprovou. É o caso da ex-aluna do curso de Pedagogia EAD, e melhor aluna da sua sala, Ana Paula Carniato. Segundo ela, o curso foi um desafio. “Nunca me imaginei fazendo um curso a distância, principalmente depois de 15 anos da minha primeira graduação em Ciências Contábeis e que foi presencial. Tinha em minha concepção que o curso presencial está mais próximo do aluno, no sentido de ter o professor presente todos os dias para esclarecer dúvidas, etc. No curso, a distância o aluno precisa ter foco, muita dedicação, disciplina e responsabilidade. Durante todo o curso, tivemos excelentes professores e tutores que sempre nos deram todo o suporte através do ambiente virtual de aprendizagem”, disse a recém-formada. Ela ainda fala que essa nova modalidade de ensino, vem crescendo a cada ano e o que a surpreendeu foi a qualidade do ensino, não deixando nada a desejar para a modalidade. “Foi notável o crescimento e aperfeiçoamento do curso, inclusive tive o privilégio de participar como discente da avaliação de reconhecimento do curso, que foi reconhecido pelo MEC, com a nota máxima que é cinco. Foi importante ter feito a graduação a distância, porque não teria como fazer presencial, pelo fato de trabalhar até às 22 horas”, disse.

Ana Paula falou também sobre ter sido nomeada como melhor aluna da sua sala. “Uma grande emoção, pois foi superar todos os limites, vencer os obstáculos e saber que ao final o objetivo foi atingido com sucesso. É saber que todo empenho e dedicação valeram a pena. Vale ressaltar que a escolha por uma instituição de ensino de qualidade, foi muito importante, pois os professores e tutores realmente estão empenhados para uma educação transformadora para que os futuros profissionais estejam capacitados a enfrentarem os novos desafios que a sociedade impele ”, finalizou a egressa.

Cátia Caporasso também escolheu a modalidade EAD do curso de Pedagogia da UNICEP e está no sétimo período. “Optei em fazer a graduação a distância por conta do custo reduzido e principalmente a flexibilidade e a facilidade de poder estudar a qualquer hora e em qualquer lugar. Em meio a correria do dia a dia como o trabalho, os cuidados com a casa e atualmente uma filha, o módulo a distância foi, para mim, a opção mais viável”, reforçou Cátia que disse, também, que o módulo é muito versátil, pois permite ao estudante fazer seu próprio horário de estudo. “Mas é preciso muita dedicação e principalmente organização. Eu me adaptei bem, pois gosto muito de ler, e costumo não procrastinar as entregas, isso é um fator essencial. Além disso, não estamos sozinhos, contamos com tutoras maravilhosas e uma equipe bem preparada que nos presta apoio o tempo todo, nos auxiliando e tirando nossas dúvidas num trabalho de grande parceria”, falou.

Texto: Andrea Vergamini de Castro