Estudantes do curso de Direito da UNICEP realizaram Júri Simulado

Estudantes do curso de Direito da UNICEP participaram do Júri Simulado realizado no sábado (09), na instituição. A atividade acontece todos os anos por ser uma forma ímpar de aprendizado, não apenas para aqueles que participam, mas para os estudantes que assistem.

Os estudantes do quinto período se dividiram entre os diversos papeis que compõem um Tribunal de Júri como promotor, juiz, advogado, oficial de justiça, escrevente, testemunhas e réu, os estudantes do primeiro período ficaram com os papeis de jurados. O caso deste ano tratava-se da ré que havia matado seu ex-marido, que a agredia. Por fim, a mesma fora condenada à prisão por 14 anos e três meses, podendo recorrer ao processo em liberdade.

Os advogados de acusação falam por uma hora, depois mais uma hora é dada aos advogados de defesa. Em seguida a acusação tem 20 minutos de réplica e a defesa 20 minutos de tréplica.

De acordo com a estudante Tamiris Buonarotti, que atuou como advogada de defesa, a experiência superou suas expectativas. “Foi um enorme aprendizado no sentido de falar em público, por exemplo, trazer a atenção de pessoas que não conhecia e fazer com que elas se convencessem com a sua história. Com certeza irei lembrar desse dia quando estiver atuando na vida profissional. Agradeço aos meus colegas de sala que participaram e ao professor Giuliano Leal por proporcionar essa experiência”, falou.

Texto: Andrea Vergamini de Castro e Ana Lívia Schiavone