Estudantes desenvolvem cadeiras inovadoras

Como parte da disciplina de Teoria das Construções, os estudantes do 4º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICEP desenvolveram em sala de aula, diferentes projetos de cadeira inovadoras que ainda não têm no mercado.

De acordo com um dos docentes responsáveis, Décio Gonçalves, eles desenvolveram o projeto na teoria e depois foram para o laboratório colocar a ‘mão na massa’. “É a segunda vez que fazemos esse tema cadeira, um artefato com dimensões adequadas para poderem ser trabalhados dentro do nosso espaço, o que permite que os alunos possam criar modelos inovadores que ainda não têm no mercado com possibilidade de serem enviados para grandes empresas”, disse Décio, enfatizando a importância do aluno entrar na prática. “Além de projetar, ele é corresponsável pelo produto final”, disse.

O técnico do laboratório da Arquitetura, Gustavo Cesar Ribeiro, foi responsável por ajudar os alunos na montagem. “No laboratório, nós aferimos a possibilidade construtiva de execução dos projetos que eles trouxeram através das metodologias de marcenaria. Ajudei-os a desenhar as peças, transportando para o material e vendo os problemas de encaixe, dentre outros”, disse.

O grande desafio desse trabalho era que fosse feito sem uso de cola, já que os materiais utilizados foram MDF e madeira. “O desenvolvimento da cadeira, como qualquer outro projeto que realizamos durante o curso, nos traz um conhecimento maior quando somos nós que construímos, pois a gente acaba descobrindo as dificuldades e as vantagens que o produto tem, como fazer os encaixes sem passar a cola que era o desafio final”, disse o estudante Diego Donizeti. “Sobre o design, pensamos em algo que, no fim, resultou em braços de balanço, com MDF e cabos de vassoura com materiais recicláveis”, finalizou.