Estudantes de Enfermagem da UNICEP visitaram o SAMU

No dia 24 de maio os estudantes 7º período do curso de Enfermagem da UNICEP visitaram o SAMU. A visita técnica teve como objetivo conhecer o serviço tão importante, prestado pelos profissionais do SAMU a comunidade.

As docentes da UNICEP, Prof.ª Ms. Gabriela M. Olivato e Prof.ª Ms. Nayara Cristina Pereira Henrique, acompanharam os estudantes na visita. De acordo com Gabriela: “Com a visita técnica eles têm a possibilidade de ver como funciona desde o momento da ligação, seleção de prioridade, atendimento realizado, até a separação da equipe e funcionamento das ambulâncias, bem como a composição e divisão de cada uma.”.

O estudante Felipe Gaona Gobbi achou a visita incrível: “Conhecer o SAMU por dentro e seus procedimentos, entender como as emergências são recebidas e saber fazer a distinção entre ambulância USA - Unidade de Suporte Avançado e USB - Unidade de Suporte Básico”.

E explicou: “As ambulâncias USA possuem desfibrilador, respirador mecânico, entre outros equipamentos de suporte avançado. A equipe que compõe nos atendimentos na USA são compostas por um médico, um enfermeiro e um condutor/socorrista. Já a USB, tem o DEA (Desfibrilador Externo Automático), algumas medicações, equipamentos e a equipe é composta por um técnico de enfermagem e um condutor/socorrista. O atendimento é feito de forma extremamente organizada e sistematizada, a atendente recebe a ligação, recebe alguns dados, e na sequência esse atendimento vai ao médico regulador, que por sua vez, define qual ambulância deve ir, após isso o médico passa para o modulador de rádio, que faz a coordenação das esquipes em campo e realiza os atendimentos, tudo isso em tempo real, de forma sincronizada e organizada! ”.

Segundo Felipe, como um estudante da área da saúde é muito importante conhecer as áreas de atuação, é assim fomentar o interesse dos alunos. “Ver como o SAMU funciona de forma sincronizada e organizada, nos ajuda a ter uma ideia da importância de se ter uma equipe multidisciplinar bem treinada e equipada”, finalizou o estudante.

Já a aluna Selma Maria Riolfe Baptista contou que achou a iniciativa da UNICEP muito boa. “Foi muito intuitivo e esclarecedor, além de abrir novos horizontes e somar conhecimento. Pois mesmo que não trabalhemos no SAMU futuramente, já sabemos o processo e a dinâmica que é desenvolvida lá dentro, isso auxilia no entendimento do serviço e ajuda na prestação de serviços em outras unidades de atendimento hospitalar que demandam do serviço do SAMU. ”, concluiu Selma.

Para conhecer o curso de Enfermagem clique aqui!

Texto: Ana Lívia Schiavone
 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe