Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UNICEP construíram bancos

No primeiro semestre de 2022, os estudantes do segundo ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICEP projetaram e construíram diferentes tipos de bancos como trabalho final da disciplina “Configuração do Espaço e do Objeto”, ministrada pelos docentes Prof. Ms. Itamiro Nogueira e Prof. Dr.ª Adriana Freyberger.

De acordo com a coordenadora do curso Profª. Drª. Ana Lúcia Cerávolo, além de projetar o mobiliário, os alunos precisam conhecer os materiais trabalhados e pensar no processo de produção, para tanto, executam um protótipo do objeto proposto.

Segundo Itamiro, nessa disciplina o aluno desenvolve exercícios de leituras espaciais visando levantar as necessidades de quem utiliza determinado espaço, no caso o campus universitário. Em seguida, propõe em escala real intervenções visando propiciar novas experiências e novas possibilidades de apropriação desse espaço vivenciado cotidianamente. “Cada equipe, composta por no máximo três componentes, desenvolve no Laboratório de Construção, assistidos pelos docentes, os objetos a serem inseridos no campus. As intervenções vão de propostas de sinalização, suportes para carregar aparelhos celulares, bicicletário a várias formas de sentar-se. Essa última desenvolvida de forma a possibilitar integração, leitura, descanso e espera.”, explicou Itamiro.

E contou que o objetivo é fazer com que o aluno leia o seu ambiente imediato, proponha soluções e proporcione desde acessibilidade, otimização e conforto, como também pense na materialidade e no uso dos materiais de forma sustentável. “O resultado, ano a ano, é de grande diversidade de soluções, atualizando sempre as necessidades levantadas pelos alunos. Além da proposição de uso de diversos materiais alternativos. A disciplina torna bem evidente como se dá a prática de leitura de necessidades, a proposição de soluções para essas necessidades, sua realização e avalição dos resultados.”.

Itamiro finalizou afirmando que: “Para os alunos é bastante enriquecedor o processo que finaliza na concretização do objeto idealizado, na sua construção em escala real, inserção e na apropriação pelos usuários”.

Quer conhecer o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICEP, clique aqui!