Estudantes da UNICEP visitam o centro da cidade de São Carlos

No dia 16 de agosto os estudantes do 2º e do 4º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICEP, acompanhados dos docentes Renato Locilento, Itamiro Nogueira, Nora Cappello e Marcos Marchetti, realizaram uma visita ao centro de São Carlos.

A atividade fez parte das disciplinas de projeto arquitetônico, segundo a docente, Nora: “Essa atividade teve como objetivo não apenas apresentar o centro da cidade aos alunos que não são de São Carlos, mas também discutir as questões de ocupação, planejamento e patrimônio. Nessa visita os alunos puderam ver a configuração da praça do mercado, da praça Voluntários da Pátria, do antigo passeio público em frente à Catedral, o mapa da cidade desenhado no estacionamento da catedral e a praça Coronel Sales.”.

O estudante Danilo Machado Mariano, afirmou: “Acredito que como futuro arquiteto é muito importante conhecer as raízes da cidade e como as mudanças aconteceram nela. Conhecer os principais problemas e seus causadores, para quem sabe, em breve, ajudar a resolvê-los. A prática no curso de Arquitetura é muito importante, fora a aula de história que foi muito bacana. Adorei a visita, ótimo conteúdo passado pelos professores, aprendi muito com isso.”.

E a estudante, Thais Fernanda Aparecida de Lima, complementou: “Para mim foi muito interessante saber mais sobre a história da cidade, da arquitetura e o avanço tecnológico. Ver a influência das artes antigas como o romantismo e o gótico. No nosso dia a dia, na correria, a gente não para, para prestar atenção nesses pequenos detalhes, como por exemplo, descobrir as dificuldades para tornar um edifício tombado, definir um marco histórico da cidade, conhecer as primeiras construções feitas na cidade e saber a importância de cada edifício. Cada edifício que visitamos tem uma história, uma necessidade, um planejamento, uma finalidade, ... E com o passar dos anos algumas construções mudaram de acordo com a necessidade da sociedade.”

Para finalizar a coordenadora do curso, Profª. Drª. Ana Lúcia Cerávolo, explicou: “Destaco que a visita tinha por objetivo vivenciar um espaço já bastante conhecido dos alunos, mas agora com a atenção que um arquiteto e urbanista deve ter para a organização da cidade”. E concluiu: “Antes e após a visita foram desenvolvidos conteúdos para discutir a origem da cidade com a formação do núcleo urbano e a fundação oficial; a organização do traçado urbano e o papel das praças; a sobreposição do tempo na construção de edificações de vários períodos distintos, ou seja, a cidade como museu vivo, e a observação dos principais edifícios e monumentos e suas características arquitetônicas.”.

Conheça o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICEP, clique aqui!