Estudantes da UNICEP fazem parte da Comissão do Acadêmico e da Acadêmica de Direito

No dia 21 de julho, a OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo) elegeu alguns membros e embaixadores da Comissão do Acadêmico e da Acadêmica de Direito (CAAD). Os alunos do curso de Direito da UNICEP: Ana Helena Tiere, João Victor Soares, Moyzes Peixotto e Stéfany Maria Perez de Oliveira tomaram posse e agora fazem parte da CAAD.

De acordo com João Victor Soares, membro da CAAD e Embaixador do Projeto Incubadora de Talentos: “Como membros da CAAD podemos participar de trabalhos administrativos da comissão, organizar eventos, artes de divulgação, compor a mesa nas palestras da CAAD etc."

João explicou que como Embaixadores "a proposta do Projeto Incubadora de Talentos é a formação de jovens lideranças da advocacia, levando em consideração o futuro profissional dos participantes, propondo aos estudantes de Direito atuação de destaque durante a graduação, instruindo e ajudando o graduando, através de vivência estudantil de maior engajamento, a tecer uma rede de contatos e amizades, tanto com outros estudantes como com profissionais do Direito e demais áreas. A construção de uma célula incubadora dentro de cada instituição aproximará os estudantes da faculdade, facilitando nos estudos e no futuro profissional de cada um, fomentando parcerias e futuros colegas de profissão ainda na graduação. Essa célula é um grupo de estudo na UNICEP com aulas quinzenais, quando são convidadas pessoas de renome em determinado tema para ministrar palestras e trazer materiais de estudo”, explicou.

Ele ainda contou que o primeiro contato que teve com a CAAD foi quando recebeu um e-mail, com um convite para participação de um evento internacional e para se inscrever, caso desejasse acompanhar ou compor a comissão como membro. “Ao acessar o formulário de inscrição, conhecer a história da CAAD e seus valores, me senti diante de um oásis”, contou João e continuou: “com poucos minutos de apresentação sobre a CAAD, em um reunião online que participei, soube que, realmente, estava entrando em um projeto muito especial, com pessoas talentosas, dedicadas, altruístas e generosas”. 

João faz parte da comissão desse 2020: “Neste um ano de participação e trabalho voluntário na CAAD, aprendi diversos valores e lições que levarei para meu futuro profissional e para a vida. Sou muito grato por essa oportunidade. É fantástica a dedicação da presidente e dos coordenadores da comissão, que, humildemente, se doam pelos acadêmicos e acadêmicas sem contraprestação alguma.”.

“Também participo, junto a outros três estudantes da UNICEP, do Projeto Incubadora de Talentos. Neste projeto, a CAAD dedica aos acadêmicos participantes que são intitulados Embaixadores: cursos, palestras e orientações com grandes nomes do direito. Tudo com o objetivo de formar jovens lideranças para a advocacia. Não há palavras para descrever quão especial tem sido estar envolvido em tudo isso. E, é uma honra poder dizer que sou oficialmente membro da CAAD e Embaixador do Projeto Incubadora de Talentos!”.

Ana Helena Tiere, Moyzes Peixotto e Stéfany Maria Perez de Oliveira são embaixadores do projeto. Ana contou que no início de 2021, soube da oportunidade de participar como Embaixadora do projeto: “o qual chamou minha atenção pela proposta de trabalho e pela intenção de formar líderes. Assim que fui selecionada fiquei muito animada, pois sentia que seria algo que agregaria muito em minha formação e, de fato, hoje vejo que não estava errada: Aprendo muito com eventos e com a participação em todas as ações da CAAD. Para mim, ser embaixadora deste projeto representa o início de autoconhecimento profissional.”, ela afirmou.

“A maneira proativa como atuamos e o ambiente amigável e colaborativo ajudam muito para também nos estimular nos trabalhos e a cooperar com todos os outros participantes. Hoje, sei que a CAAD me mostra exatamente a maneira como gosto de trabalhar. A partir deste projeto do qual me orgulho de fazer parte, reflito sobre a força e importância do trabalho em grupo e como uma posição de liderança pode impactar nos nossos projetos, sem isso nada seria efetivo. É lindo sonhar e transformar nossas ideias em realidade!”, completou Ana.

Já Moyzes conheceu o projeto quase por acaso e, “desde logo, percebi que havia ali uma oportunidade de ampliar os conhecimentos acadêmicos sobre o Direito, mas, sobretudo, sobre a atuação na Advocacia! Fiz minha inscrição sem acreditar muito que meu perfil, já com mais de 40 e formado em outra área (sou antropólogo), seria adequado, mas, para minha surpresa fui escolhido como embaixador da CAAD, o que demonstra como trata-se de um projeto único, que busca a diversidade e, com isso, promove o crescimento pessoal e profissional dos envolvidos, através da troca de conhecimentos e experiências.

Moyses ainda explicou que “participar de tudo isto como embaixador, representando a CAAD dentro de minha universidade, é algo ímpar e motivador e que, com toda a certeza, já me fez crescer como acadêmico e, acredito, me tornará um profissional mais atuante e, principalmente, consciente do papel e da importância que o advogado pode e deve desempenhar, objetivando uma sociedade verdadeiramente mais equânime, inclusiva e solidária, já que, para mim, é disto que se trata o ideal de Justiça! Sou muito grato a todos os meus colegas e professores de curso e aos meus amigos embaixadores, dentro e fora da UNICEP, por esta oportunidade de, com minha idade e formação anterior, poder aprender, estar sempre me atualizando e dividir experiências com pessoas de todas as idades - principalmente os mais novos! - que buscam fazer do Direito seu meio de vida e ferramenta de transformação social!”.

Stéfany também conheceu a CAAD através dos eventos, “sempre apreciando a forma como os acadêmicos participavam dos seminários. Participar da comissão é uma grande oportunidade para o crescimento pessoal e profissional; a colaboração proativa dos Embaixadores traz incentivo para que nos esforcemos ainda mais. O contato com um projeto da OAB faz com que a experiência da graduação seja diferenciada, possibilitando uma atuação ativa e mais próxima do ambiente profissional.”. E finalizou: “A CAAD apresenta uma versão nova do ambiente jurídico, onde todos se esforçam para agregar algo, sempre focando na evolução coletiva. É um grande orgulho ser parte de tudo isso!”.

Texto: Ana Lívia Schiavone
 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe