Estudantes da UNICEP falam sobre nova rotina de estudo

Com a atual condição mundial de pandemia do Covid-19, causado pelo novo Coronavírus, todas as organizações de diferentes áreas estão se adaptando à nova realidade. Na UNICEP, os estudantes não pararam e estão tendo aulas online, temporariamente, para não perder o ritmo de estudos.

Lariane Jeniffer Alves, graduanda do terceiro ano de Pedagogia organizou uma rotina diária de tarefas. Segundo ela, com tudo que está acontecendo atualmente, com o processo de adaptação, existem alguns meios de estudos, portanto, ela explica que é mais trabalhoso e, pra isso, demanda mais atenção. “Para que eu pudesse estudar sem perder o foco e manter a disciplina, fiz meu próprio cronograma de atividades da quarentena. Em uma tabela selecionei cada dia da semana em um espaço referente às matérias do cronograma e, cada vez que um professor envia suas atividades, vou anotando nos correspondentes campos selecionados. Em cada espaço contém as datas de entregas e as atividades solicitadas, assim, posso me organizar na semana ou no dia sobre qual a atividade que vou realizar, conforme as datas de entrega. Em cada campo, também, coloco o e-mail de cada professor, pois assim posso entrar em contato em caso de dúvidas”, explicou a estudante.

Segundo ela, essa ideia de fazer um cronograma veio antes mesmo desse momento de adaptação dos estudos. “Em cada semestre me organizo e monto uma tabela referente ao semestre, pois acredito que quando organizamos as tarefas a serem feitas, podemos, além de ter uma visibilidade melhor dos afazeres, ter um cronograma de estudos diários, em que estabelecemos compromissos e também evitando momentos de ansiedade nas demandas solicitadas, assim, fazemos os trabalhos com mais qualidade e empenho”, reforçou.

Lariane também afirmou que os docentes como todo o corpo da UNICEP, estão se empenhando em ajudar os alunos e que a utilização da ferramenta EAD está sendo essencial neste momento para manter o ensino de qualidade que a instituição exigia no presencial. “Aplicando-o a distância, as aulas têm seguido o cronograma inicial apresentado no início do semestre com suas adaptações e os docentes têm se empenhado em explicar os conteúdos, em tirar as dúvidas, abusando do recurso digital, como webconferências, fórum de dúvidas,  salas virtuais disponíveis na  UNICEP Virtual,  e-mails, com a disponibilidade de tirar dúvidas e conversas sobre conteúdos. Eles estão sendo muito pacientes com este momento em que estamos passando, pois sabemos que estão dando o seu máximo”, finalizou a estudante.

Também se adaptado à essa realidade temporária, Pamela Susi, do curso de Administração, disse que no começo foi difícil, mas com muita união e compromisso já está conseguindo estudar. “Na semana passada, nossa docente Cláudia, da matéria de Gestão das Organizações fez uma aula via em que interagimos e a mesma pôde continuar a matéria com apresentação de slides, com muita comunicação entre os alunos e a professora. Achei a ferramenta bem interessante”, falou a estudante que explicou sobre o esforço dos docentes e gestores. “Estão se desdobrando para nos atender da melhor forma possível, já que fomos todos pegos de surpresas. Em meio a tantas críticas, queria passar uma mensagem positiva e reconhecer todos os esforços que estão fazendo por nós e agradecer”, disse.

A UNICEP vem se esforçando para poder seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde, sempre pautada nas Portarias do Ministério da Educação (MEC) e nas Associações que norteiam nossas atividades, como o SEMESP, ABMES, entre outras.

Preocupada com a disseminação do Novo Coronavírus - COVID19, a instituição tomou medidas de proteção, segurança e bem-estar, pensando na saúde dos estudantes, docentes e colaboradores.

Texto: Andrea Vergamini de Castro