Estudantes da UNICEP auxiliam produtores rurais de Brotas

Estudantes do curso de Engenharia Agronômica da UNICEP desenvolveram um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para auxiliar 21 produtores de Brotas. Rodrigo Faustino da Silva e Lucas Milaneze Barbosa analisaram os solos de cada propriedade. O projeto foi em parceria à Secretaria Municipal de Brotas.

De acordo com a coordenadora do curso, Cristiana de Gaspari Pezzopane, o projeto foi desenvolvido principalmente com os produtores que oferecem produtos para merendas escolares de Brotas. “Vimos as necessidades que eles tinham e a principal delas era a falta de conhecimento sobre os tipos de solo que eles têm. Como fazer a adubação correta e manejar o solo de acordo com o tipo de necessidade nutricional. Sendo assim, foi realizado com estudantes Lucas e Rodrigo, com ajuda dos nossos docentes, um TCC em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Brotas e, assim, foram realizadas as coletas em solos de 21 produtores que participaram desse estudo inicial”, falou. Cristiana explicou que, foi no laboratório de solos da UNICEP, que eles realizaram a análise química e a análise granulométrica junto com o docente Luiz Roberto Paschoal e com a orientação do docente Fernando César Bertolani.

Os primeiros resultados foram apresentados na última semana, 27 de novembro, em Brotas, na Secretaria, através de uma reunião com todos os produtores participantes. “Apresentamos a classificação dos solos da propriedade de cada um deles, uma análise química geral de todas as propriedades e foi feito um início de recomendação, que é como eles devem fazer o manejo do solo de acordo com o tipo de solo de cada um deles”, disse. Na próxima etapa, de acordo com Cristiane, os estudantes irão em cada uma das propriedades entregar o laudo da análise química e da análise granulométrica e recomendarão o preparo da fertilização de cada um desses solos. “Foi muito bom e os produtores que estavam lá ficaram muitos gratos pelo interesse dos estudantes. Vimos que eles estavam felizes em participar de um projeto junto com uma instituição de ensino, então foi muito interessante, além de ser uma parceria que queremos continuar”, disse.

Para o secretário de Agricultura de Brotas, Luiz Fernando Braz da Silva, a UNICEP ajudou com o conhecimento. “Toda a expertise que está sendo gerada dentro da instituição é o primeiro ponto, além da importância de trazer o conhecimento para o produtor rural. Outro ponto é ajudar os alunos mostrando a realidade da produção agropecuária, seus diferentes níveis de produtor rural, como temos o familiar, o médio e o grande, mas, independentemente dessa classificação, têm aqueles com dificuldades diversas”, disse o secretário mostrando a importância da parceria com o projeto dos estudantes.

Ele também afirmou que poderá solucionar uma série de problemas, pois o produtor está distante e, muitas vezes, a academia também está distante do produtor. “Então a UNICEP está fazendo essa ponte entre o conhecimento e o produtor rural, envolvendo seus alunos, professores e, nós, aqui da Secretaria, também temos a oportunidade de fazer essa ponte, de ligar a realidade local aqui de Brotas do produtor rural, buscando soluções diversas”, falou

O secretário afirmou ainda que com essas ações os produtores poderão ter dados para realizar a melhoria da qualidade de solo, a fertilidade do solo, os serviços de conservação que devem ser feitos para poder ter uma maior produtividade e uma maior qualidade na produção de alimentos.

Os produtores rurais Henry White Junior e Ridileusa Soares de Macedo, da Fazenda White disseram que a iniciativa do projeto foi muito boa. “Os agricultores daqui nunca tiveram essa oportunidade. Normalmente, o que acontece é uma análise físico química em algum laboratório, aí chega o resultado e só. Só com a explicação dos professores sobre um resumo dos tipos de solo da região melhorou o nosso conhecimento, porque às vezes trabalhamos de uma forma que alguém falou pra gente, o avô fazia assim, o pai fazia assim e nem sabíamos, ao certo, se está dando o resultado que deveria dar”, disse o produtor reforçando que a parceria fez com que todos saíssem ganhando. “Foi muito válido e as pessoas que participaram também estão satisfeitas com o resultado”, finalizou.

Texto: Andrea Vergamini de Castro