Estudante de Veterinária da UNICEP publica artigo importante em revista da área

Estudante do 9° período do curso de Medicina Veterinária da UNICEP, Vinicius Cardoso Comin, acaba de publicar um artigo na revista Preventive Veterinary Medicine (Ed. Elsevier).

De acordo com o docente do curso, Prof. Dr. Gabriel A. M. Rossi, a revista Preventive Veterinary Medicine (Ed. Elsevier) possui um bom fator de impacto (2, 3) e é uma revista que publica artigos científicos ligados à área de epidemiologia veterinária, com grande prestígio e importância internacional, sendo uma das revistas mais criteriosas na área.

“Ficamos muito honrados com a publicação desse artigo científico, que é fruto da iniciação científica com bolsa FAPESP (2019/22582-8) do aluno. A publicação do artigo, nessa renomada revista, mostra a dedicação do estudante, do orientador e da equipe à realização dessa pesquisa, com grande relevância para a cadeia produtiva da carne bovina no Estado de São Paulo.”, explicou o docente. A UNICEP tem um corpo docente altamente capacitado e disposto a estimular o desenvolvimento técnico e pessoal dos alunos, indo além das disciplinas ofertadas durante a graduação.

Segundo Vinicius: “O professor Gabriel e eu, já tínhamos definido que iriamos tentar submeter o artigo para ser publicado em alguma revista, porém resolvemos sonhar alto com a Preventive Veterinary Medicine, pois sabíamos que o trabalho era muito completo e com potencial para ser bem avaliado em uma revista internacional. Felizmente, no final conseguimos a publicação depois de um ano cheio de trabalho em cima do projeto inicial.”.

Ele explicou que: “A publicação na revista significa todo o reconhecimento do trabalho feito ao longo dos anos de 2020/2021 por mim e por todos as outras pessoas envolvidas no projeto, como o Professor Gabriel, Professor Luis Antonio Mathias (UNESP Jaboticabal), que culminaram em um trabalho científico muito bem avaliado”.

“Acho que foi uma mistura de felicidade com alívio ao mesmo tempo, porque se tratava de um projeto muito trabalhoso e de uma zoonose de grande importância para a saúde pública e economia do país, então ver que conseguimos publicar um trabalho dessa magnitude foi motivo de muito orgulho, mas também de alívio por ter conseguido terminá-lo da melhor maneira possível”, comemorou o estudante.

E finalizou: “A UNICEP teve um papel importante no momento do pedido da bolsa FAPESP, por propiciar o ambiente acadêmico para a realização de todo o trabalho, mas o principal auxílio foi dado pelo Professor Gabriel que faz parte do corpo docente do curso de Medicina Veterinária da UNICEP e que esteve sempre presente para solucionar as dúvidas pertinentes do trabalho, já que se tratava da sua área de atuação.”.

Para ver o artigo, clique aqui!

Para conhecer melhor o curso de Medicina Veterinária, clique aqui!