Estudante da UNICEP tem trabalho selecionado para mostra

Samara Cavallini, egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICEP, concluiu o curso em 2021 e teve seu trabalho selecionado para a mostra do CAU, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do estado de São Paulo, através de edital de chamamento público.

O trabalho será exposto na mostra do projeto “Boas Práticas de Ensino, Extensão e TFG”. Esse trabalho foi desenvolvido pela Arquiteta ainda como estudante da UNICEP, no TGI, Trabalho de Graduação Interdisciplinar, que é o trabalho de conclusão de curso da Arquitetura e Urbanismo.

De acordo com o orientador de Samara, Prof. Msc. Itamiro Nogueira da Silva, a ideia de participar do projeto, veio através de análise de todo corpo docente dos trabalhos que obtiveram maior conceitos nas bancas finais de avaliações do TGI. Samara contou que quando os docentes a convidaram ela manifestou interesse em participar.

Itamiro explicou que a importância do concurso se deve, principalmente, pelo reconhecimento do órgão, CAU, que vem a confirmar, reforçar, sustentar e divulgar os trabalhos, indicando que as práticas estão sincronizadas e comprometidas com as diretrizes propostas pelo conselho.

Samara afirmou que a importância desse concurso no meio é o reconhecimento dos cinco anos de graduação, efetivando todas as competências e finalizando um ciclo.

A Arquiteta contou ainda que o tema do trabalho é o projeto de um centro de apoio oncológico, o qual tem como objetivo principal acolher pessoas acima de 18 anos que foram acometidas pelo câncer. “Esse acolhimento está dividido em três setores, clínico, hospedagem e o principal, a convivência com outros que passam pelo mesmo problema, tendo um ambiente favorável para se passar por esse período conturbado”.

“Fiquei muito feliz em ver o reconhecimento do meu trabalho, que pelas condições de pandemia, foi um pouco mais complexo por estar numa situação nunca vivida. Porém com esforço meu e dos docentes do curso, destacando meu orientador, Itamiro Nogueira, ocorreu tudo bem. ”, afirmou Samara.

E Itamiro completou: “Gostaria de reforçar que o percurso desenvolvido pela aluna durante todo o curso, dedicado, focado e comprometido foi muito gratificante a todos os envolvidos em sua formação”. E explicou que a UNICEP auxiliou: “Através de um trabalho contínuo de suas coordenações e de um corpo docente comprometido em proporcionar aos discentes orientações em conformidade com a melhor inserção da Arquitetura e Urbanismo em respostas as necessidades da sociedade”.

E concluiu que estar na mostra: “Só vem reforçar a constância na busca do aprimoramento por parte do corpo docente e da Instituição no aprimoramento do ensino, na formação de profissionais sintonizados com as necessidades da sociedade”.