O câncer de colo do útero (CCU) atinge mulheres de todas as idades. Mesmo sendo raro em mulheres jovens, este tipo de câncer pode ter início ainda na adolescência.
Para isso, o exame Papanicolau é feito através de uma lâmina de vidro e leitura convencional em laboratórios clínicos, sendo o procedimento mais praticado pelos patologistas no rastreamento e detecção do câncer de colo de útero no Brasil, devido ao seu baixo custo de implementação. No entanto, o exame do Papanicolau, convencional, apresenta alguns problemas.
Sendo assim, como parte da campanha Outubro Rosa do curso de Enfermagem da UNICEP, foi realizada na última sexta-feira (26/10), a coleta de papanicolau em mulheres por meio da tecnologia Vita, uma solução tecnológica que incorpora técnicas de sistemas de informação, facilitando a prevenção e diagnóstico do câncer de colo do útero, de maneira rápida e confiável. Esse sistema permite a entrega dos resultados do exame Papanicolau em um tempo recorde de 60 minutos.
“100% da mulheres atendidas, não tiveram nenhum tipo de malignidade e isso mostra a importância de todas fazerem. A campanha foi um sucesso e nosso curso estará sempre apoiando as causas de prevenção”, disse a docente do curso, Ursula Westin.
Texto: Andrea Vergamini de Castro