Na última semana, nos dias 11 e 12 de maio, o curso de Enfermagem da UNICEP realizou o simpósio do curso sob o tema “Empreendedorismo na Enfermagem: investimento e liderança”.
A Coordenadora da Residência Multiprofissional da Santa Casa de São Carlos, Prof.ª Dr.ª Chris Mayara Tibes-Cherman, participou do evento ministrando a palestra “Áreas de atuação para enfermeiros empreendedores”.
Segundo ela o empreendedorismo na enfermagem traz novas possibilidades de atuação, além de trazer maior flexibilidade de horários e, por vezes, melhores remunerações. No entanto, é uma área ainda pouco conhecida e pouco explorada. É de suma importância um evento como este que visou trazer a discussão de uma área inovadora para os alunos.
“Achei ótimo participar, é um prazer estar compartilhando um pouco sobre os desafios e alegria dessa área nova para a Enfermagem: o empreendedorismo!”, afirmou Chris.
Já Alex Lavelli, Consultor de Negócios do SEBRAE-SP, falou sobre “Por onde começar a empreender?”. “Falar sobre empreendedorismo deveria ser uma prática comum em todos os cursos de graduação espalhados pelo país. E o primeiro passo para isso é desmistificar o tema empreendedorismo. A grande maioria das pessoas relacionam empreendedorismo com ‘ser empresário’, o que não é verdade. Podemos empreender de inúmeras formas, seja na família, na comunidade, na sociedade e até mesmo na empresa em que trabalhamos. Empreender é ação. Toda vez que usamos das nossas competências e comportamentos para resolver algum problema estamos praticando o empreendedorismo. Sinto uma deficiência muito grande desta temática, principalmente em cursos de graduação que são mais técnicos, como é o caso da Enfermagem. Sugestão que dou. Precisamos valorizar mais esta temática e formar profissionais empreendedores, independente da área de atuação.”, afirmou Alex.
E finalizou: “Para nós do SEBRAE, que é a casa do empreendedorismo, é sempre um grande prazer participarmos de eventos como este. Parabenizamos a UNICEP em nome de seu time de Enfermagem pela belíssima iniciativa.”.
Texto: Ana Lívia Schiavone