Egressos fazem podcast e lives sobre temas da Biologia

Três egressos do curso de Ciências Biológicas da UNICEP, Flávio Henrique Gois Diniz, Aron Marmorato Penteado e Luiz Claudio Passamai Serra Ribas, graduados respectivamente em 2009, 2014 e 2008, se uniram para fazer uma página no Instagram e no Facebook, onde fosse possível divulgar conteúdos de Biologia. Hoje, eles também fazem podcasts e lives com especialistas para falar sobre os temas de relevância da área.

Na última segunda-feira (18), Flávio recebeu a especialista Isabela Gonzaga, Biomédica, PHD, membro da União Pró Vacina, para falar sobre a vacinação, um dos temas mais comentados do momento em uma live no Instagram @biologismo.

“Sempre falamos de ciência e biologia de uma maneira descontraída, usando memes e imagens engraçadas para divulgar a ciência. O podcast surgiu como uma consequência natural da página. Criamos no fim de 2019 porque queríamos bater um papo informal com especialistas de diversas áreas da Biologia. Eu sempre gostei de falar sobre biologia e quando a gente encontra profissionais dispostos a conversar sobre esses temas, é muito gratificante.”, contou Flávio. 

“Frequentemente nós falamos sobre mitos e lendas envolvendo a biologia. Tem muita coisa que bota medo na população, mas que não passa de uma lenda antiga. Então, a gente tenta explicar de onde surgiram essas histórias. Além disso, é papel do biólogo mostrar a importância de conservar o meio ambiente e ter um modo de vida sustentável.”, explicou.

Já Aron, ressaltou que a ideia de fazer podcast surgiu pensando que as pessoas têm uma vida muito corrida e o áudio facilita, pois elas podem ouvir informações de qualidade enquanto está indo para o trabalho, limpando a casa ou fazendo qualquer outra atividade. “Muitas vezes o tema é decidido de acordo com a especialidade do convidado, quando lembramos de algum professor que gostaríamos de convidar e falamos sobre a especialidade dele”.

E Luiz completou: “as discussões que víamos nos comentários da página seriam boas de serem tratadas em episódios temáticos, com convidados e participação da comunidade. A ideia das lives veio depois que vimos importância no quanto essa prática atinge o público e promove maior interação, especialmente em momentos de pandemia. Promovendo a acessibilidade e o entendimento da divulgação científica, com uma abordagem mais eficiente e traduzindo a linguagem acadêmica para o público geral.”.

Flávio explicou que as vacinas e a pandemia são os assuntos de maior importância no planeta nesse momento e divulgar a ciência séria é importante para tentar tirar esse pânico das pessoas e mostrar que elas podem confiar em cientistas e instituições sérias. “Achamos que, como divulgadores científicos, temos o papel de ajudar a esclarecer detalhes desse momento tão importante para o mundo e, para isso, contamos com convidados de peso e que entendem de verdade do assunto. A ciência está presente em tudo atualmente. No desenvolvimento de um novo celular, no melhoramento ou na adaptação de inúmeros alimentos, nos medicamentos, em tratamentos de saúde. Se ignorarmos a ciência, o planeta começa a ruir. Por isso, insisto que podemos sim confiar na ciência séria e buscar fontes confiáveis para nos informarmos.”, afirmou. 

Os egressos ressaltaram que a UNICEP foi importante no processo de formação. Segundo Luiz: “O curso na UNICEP foi bem completo e direcionado para um entendimento pleno das diversas áreas da Biologia e promoção do pensamento científico. Além de agradecer aos professores e coordenação pelo carinho, dedicação e profissionalismo, afirmo que o curso me formou com um pensamento crítico perante a sociedade e decisões políticas, o que trouxe muita segurança em buscar informações confiáveis e decisórias para a tomada de decisões na vida profissional”.

Aron falou que “O curso da UNICEP nos ajudou, ainda mais nessa sociedade atual, a saber distinguir o que é verdade e o que é mentira de todas essas notícias que andamos lendo sobre vacinas, negacionismo e etc. E assim, podemos instruir e passar um pouco do nosso conhecimento para as pessoas que infelizmente não têm acesso à essas informações e ficam perdidas no cenário atual.”.

E Flavio completou: “O curso de Ciências Biológicas da UNICEP me forneceu o conhecimento para a ciência básica, que é por onde tudo se inicia. Se uma vacina pode ser desenvolvida em pouco tempo hoje em dia, é porque a ciência básica contribuiu com conhecimentos multidisciplinares que se ramificaram em áreas mais complexas. Além disso, fiz inúmeros contatos com os quais estamos sempre conversando nos episódios do nosso Podcast e foi com ex-alunos da UNICEP que criamos a nossa equipe.”.

O podcast está disponível em várias plataformas, para acessar clique aqui. O Instagram é @biologismo.

Quer fazer parte desse grupo, estude na UNICEP.

Texto: Ana Lívia Schiavone 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe