Egresso da UNICEP trabalha hoje em empresa de agricultura de precisão

Graduado em 2019, na UNICEP, no curso de Engenharia Agronômica, Maikon Gresley Alves Sousa, hoje trabalha em Florianópolis em uma empresa de agricultura de precisão.

Maikon explicou que escolheu o curso pela oportunidade e por apreciar o contato com a agricultura e o campo de modo geral, desde pequeno. “Durante a minha caminhada de vida, Deus foi me auxiliando em todos meus passos e decisões, humildade, caráter e saber tomar decisões, são essenciais para nosso nicho de mercado, assim como outros, porém o ramo da agronomia é único em vários quesitos. Minha trajetória começou lá atrás quando ainda cursava técnico em Segurança do Trabalho. No ano de término do curso técnico, se não me engano em 2014, já pensava em fazer alguma engenharia, com o intuito de fazer uma pós posteriormente em Segurança do trabalho.”, contou o Engenheiro.

E continuou: “Abriu na UNICEP o curso de Engenharia Agronômica, foi quando ingressei e fui assimilando muitos momentos, vivências em campo e tirando como exemplo, perante as matérias estudas e explicação dos docentes, que por sinal agregam até hoje positivamente em minha jornada. A coordenadora é uma das peças mais importantes nesse curso, tem uma visão de campo fantástica e compartilha muito de seus conhecimentos e experiências dentro e fora de sala de aula.”.

De acordo com o egresso a UNICEP, com a casa de vegetação, os laboratórios e o sítio foram essenciais na formação e na fomentação das ideias e aprendizado, prático e teórico. “Com a possibilidade do manuseio de equipamentos e toda a didática da sala de aula, conseguíamos colocar em teste no laboratório e nas aulas práticas no sítio todo o aprendizado. A UNICEP com o curso e a nota de reconhecimento exemplar no MEC (Ministério da Educação) também nos proporcionou um maior reconhecimento no mercado atual”.

Maikon afirmou que o curso, além de o auxiliar, ainda apresentou novos mundos e horizontes, “pós formação tive oportunidades únicas até o momento no mercado de trabalho, trabalhei em uma revendedora de uma das marcas mais bem renomadas no ramo de agricultura de precisão chamada Topcon Agriculture, revendido pela empresa Agrosure, empresa de nossa cidade ‘vizinha’ Ribeirão Preto, onde realizei viagens nacionais e internacionais todas a trabalho”.

Atualmente o Engenheiro fez uma migração de empresa, ainda no ramo de agricultura de precisão, mas agora faz parte da empresa Hexagon Agriculture, uma multinacional, com reconhecimentos e parcerias a níveis globais, “não só no ramo de agricultura de precisão, mas também em vários outros segmentos, a empresa tem até parceria com a NASA, entre outras grandes empresas com forte reconhecimento global também”, contou.

E ainda deixou um recado aos ingressantes: “Sonhe, sonhe alto, porque quanto mais alto seu sonho for, mais alto você vai chegar e durante o caminho da escalada, ventos fortes passaram por você, o dia a dia é árduo, estudar e trabalhar ao mesmo tempo coisa que muitos fazem, não é algo fácil, porém por que não tentar? Se realmente fosse tão fácil, não teria a mesma sensação prazerosa ao ir alcançando o ápice. E você só vai notar que conseguiu alcançar o ápice quando você olhar toda a sua trajetória e ver que chegou ou ultrapassou o que imaginou após toda sua dedicação, determinação, lutas, guerras e vitórias, todas elas se abrindo e se fechando num prazo de 24h, onde a noite muitas vezes parece dia e o dia muitas vezes parece noite, quando se tem dedicação a programação de toda sua rotina e estudo diário é eminente que algo bom ainda estará por vir. E lembrem-se nunca deixem de sonhar alto, bem alto....”.

Texto: Ana Lívia Schiavone

 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe