Antonio Donizetti Ferreira, concluiu o curso de Agronomia da UNICEP, em 2018, e hoje atua como gestor de uma fazenda de 3700 hectares do ramo de agropecuária.
“Aqui produzimos cana de açúcar, bovinos nelore e grãos”, contou e explicou a escolha pelo curso: “A busca por informações não pode parar, pois as pragas e doenças que atingem as lavouras, a cada ano apresentam novas demandas e desafios”.
O Engenheiro Agrônomo trabalha há bastante tempo na área, segundo ele o desafio no momento é grande e têm sido cada vez mais exigidos profissionais com conhecimento técnico e na área de custo: “Antes da formação eu tinha dificuldades, pois sequer entendia os termos técnicos mencionados pelos profissionais que nos visitaram, hoje nas reuniões que fazemos com fornecedores e técnicos tenho conhecimento para discutir o assunto e tomar a melhor decisão no sentido de produção e custo”, afirmou Antonio.
De acordo com ele, o que o ajudou a continuar na empresa foi a busca por conhecimento. Antonio ingressou no primeiro ano do curso, em 2014, aos 50 anos. “Foram muitos desafios, mas obtive muitas informações e conhecimentos, que me trouxeram a segurança na gestão da empresa e na tomada de decisão”, confirmou o Agrônomo.
E finalizou: “Logo que me formei Engenheiro Agrônomo na UNICEP em 2018, me matriculei na ESALQ/USP, no curso de pós-graduação Solos e Nutrição de Plantas, em um primeiro momento achei que teria grandes problemas para acompanhar a turma, pois eu vinha de um curso noturno e boa parte do pessoal vinha de universidades estaduais e federais onde o curso é integral, eu me enganei, durante o curso pude constatar que eu fui preparado pelos professores da UNICEP, eu estava com as informações necessárias para obter êxito, e isso aconteceu com facilidade, hoje sou pós-graduado e tenho segurança para fazer a gestão agropecuária.”.
Conheça o curso de Agronomia da UNICEP, clique aqui!
Texto: Ana Lívia Schiavone