Egressa da Psicologia da UNICEP entra no mestrado da UFU

A egressa do curso de Psicologia da UNICEP, Rafaela Ripa, concluiu o curso em dezembro de 2021 e ingressou no mestrado na Universidade Federal de Uberlândia, UFU.

“Não consigo expressar em palavras tudo o que essa jornada significou para mim, e o turbilhão de sentimentos e emoções que senti em todo o processo”, contou Rafaela e explicou: “Encontrei em meus escritos um texto que digitei ao iniciar o último ano da graduação, o último ano do curso dos meus sonhos. Ao reler ele hoje, creio que não poderia expressar melhor o que carrego dentro do coração: ‘A Psicologia é uma grande paixão pra mim, uma área que sempre acreditei que seria o que eu queria pra minha vida. O caminho é árduo, os estudos são intensos e os estágios estiveram presentes desde o início, o que enriquecem ainda mais o processo de aprendizagem e formação. O último ano se iniciou como um desafio, e com ele as constantes dúvidas e questionamentos pessoais (vou ser uma boa profissional? Vou conseguir ajudar alguém? Vou conseguir construir uma carreira? Vou fracassar? Sou inteligente o suficiente para isso? Sou capaz?), e com ele algumas angústias acerca da minha capacidade e da minha dedicação. O último ano é realmente um ano de desafios [...]’.”.

Rafaela tem muito orgulho do caminho que percorreu: “Hoje posso dizer que consegui, e sinto muito orgulho da jornada que construi até aqui. A dedicação e o amor estiveram comigo em todos os momentos, mesmo nos mais difíceis e angustiantes. Hoje, um filme se passa na minha cabeça, e vejo que cada luta valeu a pena. E eu faria tudo de novo para conquistar esse sonho.”.

Ela ainda contou que desde o início da graduação já sonhava com um futuro mestrado e que ao se formar já soube da abertura do processo seletivo da UFU. “Como se tratava de um sonho, estava certa de que iria tentar até passar, mesmo que não conseguisse tão rapidamente. Escrevi um projeto de pesquisa com a temática que já tinha em mente desde o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), e que tenho vontade de escrever graças ao estágio que fiz na Delegacia de Defesa da Mulher, estágio este que me encantou pela temática, e já gerou um artigo científico e um capítulo de livro publicado. E o tema escolhido foi: Violência contra a mulher e o comportamento suicida: fenômenos entrelaçados e desigualdades no contexto pandêmico.”, afirmou Rafaela.

E comemorou: “Hoje fico feliz em dizer que fui aprovada no Mestrado em Psicologia pela UFU e o meu projeto de pesquisa teve a maior nota de todos os candidatos inscritos, o que valia 70% da nota total, e me garantiu o 7° lugar no processo seletivo. Agora, oficialmente, iniciarei esta nova fase da minha vida, e no segundo semestre já estarei dentro da pós-graduação. Espero aproveitar ao máximo esta nova fase, e irei me dedicar muito para tornar mais este sonho possível. E para o futuro, desejo mais jornadas e mais sonhos para realizar.”.

Rafaela ainda deixou um recadinho para quem está começando: “Os professores, orientadores e a coordenadora tiveram um papel fundamental em toda a minha jornada. Graças a eles, considero que tive um ensinamento muito rico e que me garantiu uma base forte de aprendizagem e preparação. O ensino e o incentivo fizeram toda a diferença para mim, tanto que assim que recebi a notícia da minha aprovação, enviei uma mensagem para alguns deles para contar a notícia, pois eles fizeram parte da minha trajetória e contribuíram imensamente em todo o processo. Além disso, a vivência do estágio na Delegacia de Defesa da Mulher foi de suma importância para me incentivar pela temática do projeto de pesquisa e a me aproximar dessa área e da atuação do psicólogo neste contexto. “.

Conheça o curso de psicologia da UNICEP, clique aqui!