Egressa atua na área da Construção Civil

Jhulieny Brito Juarez, bacharel em Engenharia Civil da UNICEP em 2017, atua hoje, na área de Orçamento e Processo Caixa na RPS Engenharia. A engenheira ingressou como estagiária na empresa e cresceu de cargo até chegar aonde está atualmente.

“Sou Engenheira Civil, atuo na área de Orçamento e Processo Caixa na RPS Engenharia. Em suma, realizo leitura, interpretação e levantamento quantitativo de projetos,  elaboração de orçamento para obras de loteamento urbano e condomínios; Controladoria; Contratação de financiamento habitacional de empreendimentos enquadrados no Programa Minha Casa Minha Vida / Casa Verde e Amarela na Caixa Econômica Federal; Gestão do processo; Acompanhamento mensal das obras com ênfase nas avaliações técnicas para mensurar a qualidade real da obra, com metodologia criada pelo CTE, baseada em normas ABNT.”, contou Jhuly.

A engenheira sempre teve aptidão para a área de exatas, “ao cursar Administração na ETEC Paulino Botelho (Centro Paula Souza), fizemos uma hotelaria para pet, isso em 2011, no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Dentre a elaboração do plano de negócios que incluía a constituição e legalização da empresa, gestão empresarial, financeira, marketing, ambiental, gestão de materiais, produção e logística etc., era necessário estudar o layout da empresa, identificar as necessidades e elaborar o projeto arquitetônico. Neste momento meu amigo, Higor Lopes e eu, nos aventuramos nessa ‘tarefa’ e eu me sentia muito motivada e instigada a fazer. Posteriormente em algumas conversas com o Prof. Luis Carlos (Engenheiro Civil), que ministrava a matéria, fui direcionada a buscar mais sobre o assunto e assim foi minha escolha para o vestibular.”, explicou.

Bolsista 100% pelo Prouni, Jhuly, continuava concretizando o sonho da família, sendo depois do irmão, a segunda pessoa da família a acessar a educação de nível superior. Sua trajetória começou ainda na graduação: “Lutando como a maioria da sala, trabalhava durante o dia e estudava durante a noite. No 2º ano da faculdade recebi uma proposta para trabalhar em um escritório de arquitetura no município. Após alguns meses de estágio, fui convidada a fazer uma entrevista para a vaga de estágio na construtora RPS Engenharia. Nesse momento, em outubro de 2014, se iniciava uma linda trajetória, repleta de aprendizados e desafios.”.

E continuou: “Contei com gestores muito pacientes que foram me ensinando pouco a pouco a ler projetos, realizar levantamento quantitativo, entender o operacional e a controladoria da construção civil e do sistema construtivo inovador de parede de concreto. É comum nas faculdades particulares nos primeiros anos ter um ciclo básico de ensino, e quando ingressei na empresa meu conhecimento quanto à engenharia civil era muito superficial. Dois anos se passaram e fui efetivada para auxiliar de engenharia, posteriormente concluindo a faculdade efetivada como Engenheira Trainee e agora Engenheira Civil. A agenda do Departamento de Orçamento foi se expandindo, hoje, tenho a demanda do Processo Caixa, além de realizar o acompanhamento do QRO (Qualidade Real de Obra – CTE).”.

Jhuly ainda contou sobre o tempo em que estudava na instituição: “Com a enorme concorrência no mercado de trabalho, fazer uma faculdade, sem dúvidas, já compõem os primeiros passos de um diferencial na vida profissional. Na UNICEP encontrei grandes professores e profissionais que são apaixonados pelo que fazem, como o Dagoberto Dario Mori (estruturas), Odete Baes (Cálculo II e III), entre outros, e isso fez com que aquele aprendizado que estava sendo transmitido com amor a profissão, significasse ainda mais para mim. Eles estão ali para apoiar e o corpo docente da UNICEP me proporcionou isso. O professor Dagoberto foi fundamental na minha trajetória, com o seu apoio foi possível cursar algumas matérias, como aluna especial na EESC-USP, para complementar o conhecimento na área de estruturas.”.

E finalizou deixando um recado para quem está começando: “Você sabe o que é objetivo, determinação e foco? Pois bem, se você está iniciando a graduação, com certeza um desses requisitos você já ascendeu. Aproveite os próximos anos da sua vida para absorver ao máximo, questione, participe, curta as boas amizades que aparecerão, estude (mas não se cobre tanto, ok?!), nem fiquem comparando notas. Façam diversos estágios e inicie o quanto antes, pois tem áreas que são muito amplas, como na Engenharia Civil. Entenda que o tempo vai passar da mesma forma se você tiver sentado ou se você estiver ativo. Invista em você! O conhecimento enriquece e depois dessa experiência você nunca mais verá o mundo da mesma forma, você amadurece, abre a cabeça, você muda. Que sejam anos felizes e muito produtivos, assim tenha certeza que serão bons profissionais!”.

Você também gosta da área da Engenharia Civil? Conheça mais sobre o curso, clique aqui

Texto: Ana Lívia Schiavone 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe