Educação Física realiza avaliações e orientações gratuitas

Desde 2003, o Laboratório Integrado do curso de Educação Física - LABINTE da Unicep desenvolve com os alunos do curso de Educação Física, o projeto de extensão denominado "Programa de Avaliação e Orientação para a Atividade Física". O projeto tem prestado um importante auxílio na orientação da atividade física regular aos funcionários e alunos da instituição, além de diagnosticar e acompanhar a evolução dos participantes (comunidade) dos projetos de Extensão do curso, desenvolvidos na FESC - Fundação Educacional São Carlos e ADPM - Associação Desportiva da Polícia Militar. A iniciativa possibilita ainda um melhor controle e interpretação do quadro evolutivo dos projetos desenvolvidos pelo curso de Educação Física, os quais atendem aproximadamente 200 pessoas da comunidade São Carlense.
   O atendimento fornece à população uma idéia de sua aptidão física atual, por meio de testes de capacidade cardio-respiratória, força, flexibilidade e índice de massa corporal, entre outros aspectos. Conhecendo a condição física dos participantes, os monitores do LABINTE, poderão orientar quais os pontos fortes e fracos de cada indivíduo e orientar, a partir do cotidiano de cada um, uma atividade física adequada. Afinal, não basta apenas realizar atividade física, para alcançar resultados satisfatórios, é fundamental estimular o organismo e promover adaptações dentro de parâmetros seguros para que ocorra uma adaptação que possa contribuir para melhorar a condição física dos participantes. Atualmente, diversas doenças crônicas degenerativas acometem a população adulta em ambos os sexos, atingindo especialmente os indivíduos sedentários e obesos. A proposta é voltada para a orientação da atividade física na busca de melhor qualidade de vida, já que o estilo de vida moderno contribui significativamente para o surgimento do sedentarismo, desencadeando quadros de doença.
   O LABINTE possui diversos grupos de pesquisa nas áreas da Biomecânica, Anatomia, Cinesiologia, Ginástica, Natação e Medidas e Avaliação Física, orientados pelos professores do curso de Educação física, nos quais os alunos do curso podem aprimorar seu aprendizado e manter contato com a pesquisa na área de Educação Física e Saúde. O envolvimento nos projetos de extensão e de avaliação física é administrado pelos alunos e pelos docentes: João Paulo Botero, Darwin Ianuskiewtz,  Andreja Picon, Jacqueline Balster Martins, Ana Cristina Bonfá Rodrigues e Daniela Godoi. A professora Inalda Bispo - Coordenadora do curso, afirma que "esse tipo de intervenção junto à comunidade é um fator de extrema importância para o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis, e que possam contribuir para a prática de atividade física orientada na busca de qualidade de vida, aumento a resistência ao surgimento de doenças provocadas pelo sedentarismo". Para receber avaliação gratuita, basta agendar pelo telefone: (16) 3362-2111 (ramal 2158).