Docentes da UNICEP participam de palestra da Associação dos Surdos de São Carlos

No último sábado (29), a Associação dos Surdos de São Carlos (@assc_saocarlos) realizou um evento que abordou o tema “Empreendedorismo para os profissionais de acessibilidade”, quando três docentes da UNICEP participaram: Prof.ª Dr.ª Ana Rita Gallo, Professor Hilário Domingues Neto e Profª. MSc. Regina Maura Martins Dias Chiquetano. 

De acordo com Lis Maximo e Melo, Diretora de tradução e interpretação na Associação dos Surdos de São Carlos e Intérprete de Libras da UNICEP, um dos objetivos da associação é promover a formação continuada de tradutores e intérpretes de Libras e assim surgiu a ideia do Workshop do último sábado. “A maioria dos cursos de formação de intérpretes prepara o profissional para lidar com as questões linguísticas e de atendimento do público-alvo. No entanto, quando vamos atuar no mercado lidamos com questões as quais não temos nenhuma formação, como por exemplo a gestão profissional, o enquadramento do MEI, tributação de serviços, enfim, uma infinidade de temas que vamos lidar quando já inseridos no mercado. Devido à essa lacuna na formação, enxergamos a necessidade de promover um workshop que abordasse esses temas e que fosse voltado não só aos intérpretes.”.

Lis explicou que a escolha do contato com esses professores se deu justamente por serem referências nos temas abordados. “Além de serem pessoas super parceiras que toparam apoiar a causa e se disponibilizaram a trocar conhecimentos e experiências. A associação agradece aos professores e também a UNICEP que deu o apoio para a realização do nosso evento.”.

Segundo a palestrante, Ana Rita Gallo, coordenadora do curso de Recursos Humanos da UNICEP o evento é importante pois pode oferecer aos mais diferentes públicos a oportunidade de desenvolver conhecimento específico para quem quer criar o seu próprio negócio. Ser um empreendedor no setor de serviços, para pessoas com deficiência, requer conhecimento do mercado, dos clientes, planejamento, organização, tomada de decisões e, até mesmo, assumir riscos, mesmo que calculados, para ter o próprio negócio.”. 

E finalizou: “Durante o evento os participantes tiveram acesso a muitas informações relevantes para planejar o seu negócio, desde o perfil do empreendedor, dados do setor e até saber fazer os cálculos dos custos, despesas e rentabilidade”.

Texto: Ana Lívia Schiavone

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe