Direito participa de capacitação na Defensoria Pública

Estudantes do curso de Direito da UNICEP participaram de “Capacitação para o Atendimento às Mulheres vítimas de violência, em São Carlos, na delegacia da Mulher e na Rede de Atendimento”. A capacitação ocorreu na Defensoria Pública de São Carlos, nos dias 12 e 16.

No dia 12, terça-feira, os estudantes participaram da palestra com o docente Lucas Corrêa Abrantes Pinheiro, Coordenador Regional, 3.º Defensor Público de São Carlos/SP, sobre “A lei Maria da Penha e os caminhos judiciais da violência contra a mulher”.

“Para os estudantes de Direito, entendo que essa é uma atividade extracurricular fundamental, que estimula a participação e a inserção do aluno desde cedo, nos debates institucionais que são feitos pelos diversos atores do sistema de justiça na comunidade”, explicou Lucas.

E continuou: “A violência contra a mulher é uma especial forma de violação de direitos humanos, que deve ser compreendida a partir de reflexão profunda, qualificada e interdisciplinar e combatida com diálogos comunitários e adoção de boas práticas preventivas, sem prejuízo das medidas repressivas policiais e judiciais, previstas na Lei Maria da Penha”. Lucas, ainda, ficou muito feliz com a grande participação dos estudantes da UNICEP no evento.

Para a estudante de Direito, Tatiane dos Santos Botigeli, a violência da mulher vem crescendo a cada dia, “na delegacia da mulher são cerca de 10 inquéritos por dia de medidas protetivas, então participar de um curso de capacitação para entender o que essas mulheres passam é um diferencial e vai ajudar na sociedade. Não tenho, ainda, definido a área profissional, eu sou feminista, gosto de assuntos da mulher e vai acrescentar muito no meu conhecimento.”.