Dificuldades e transtornos de aprendizagem na matemática foi tema de webinar da UNICEP

Na próxima semana acontecerá mais um webinar da Pedagogia da UNICEP, nas modalidades Presencial e EaD, sob o tema “Webnário: pesquisa e formação de professores”. O webinar acontecerá no dia 23 de novembro, sob o tema “A representatividade na educação: ações afirmativas e pesquisas sobre a educação afro-brasileira”. Na última semana de outubro, no dia 25, aconteceu o webinar “Dificuldades e transtornos de aprendizagem na matemática: implicações educacionais”, com a Profª Dr.ª Eliane Partalone Crescenti e o Dr. João dos Santos Carmo, Psicólogo, professor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFSCar.

Eliane é docente de Pós-Graduação na UFSCar, docente na UNICEP e do SENAI e Pesquisadora Colaboradora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Membro do Grupo de Pesquisa LEAAC -DPsi/UFSCar; e João é orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE) e coordenador do Laboratório de Estudos Aplicados a Aprendizagem e Cognição (LEAAC).

Segundo Eliane: “Por que a matemática existe? Para que serve? Por que preciso estudar matemática? Estão muito presentes nas falas da maioria dos alunos que possuem dificuldades com essa área do conhecimento. Conhecer a área da Matemática e suas características ajudam a desmistificar que é uma área inacessível e incompreensível. Nessa direção, participar dessa palestra reforça nosso trabalho com o ensino da Matemática e com situações mais específicas de dificuldades ou transtornos de aprendizagem dos conhecimentos matemáticos.”. 

“A importância da aprendizagem da Matemática é notória em todos os documentos educacionais oficiais, além de ser uma área do conhecimento muito presente no cotidiano das pessoas. Aprender Matemática de forma significativa vai ao encontro dos direitos dos alunos. Saber a sua aplicabilidade e vencer desafios em sua aprendizagem são necessidades que alunos e professores enfrentam no cotidiano escolar. Assim, faz-se necessário que os professores, que ensinam ou vão ensinar Matemática na escolaridade básica, tenham um olhar diferenciado para essa área e o conhecimento sobre as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem, bem como os transtornos específicos de aprendizagem da Matemática que os alunos possam ter.”, explicou Eliane e completou: “Fazer Matemática é ação - pensar por conta própria, saber resolver problemas e ter autonomia na aprendizagem. Matemática se faz a partir da exposição de ideias próprias, da escuta as ideias dos outros, do formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas, da tomada de decisões, do agir como produtores de conhecimento. Saber identificar se um aluno possui ansiedade matemática ou discalculia do desenvolvimento, possibilitará o encaminhamento desse aluno a profissionais especializados que o auxiliarão através do processo de intervenção multidisciplinar, associando profissionais da área da saúde e da educação. Os professores que  possuem em sua sala de aula alunos com essas características podem ajudá-los planejando atividades que facilitem o sucesso, melhore o autoconceito e aumente a autoestima, utilizando métodos variados, explicando ao aluno suas dificuldades, colocando-se à disposição dos alunos sempre que eles precisarem de ajuda, propondo jogos em aula, utilizando situações concretas e do cotidiano através de problemas, utilizando recursos tecnológicos disponíveis, entre outros que possam promover um ensino significativo tanto para alunos que possuem ou não dificuldades de aprendizagem com a Matemática. Nessa direção, a formação acadêmica e continuada promove a reflexão, possibilitando que o docente refaça sua prática com foco no trabalho docente eficaz.”.

Para João, o evento foi muito bem-organizado pela coordenação do curso de Pedagogia: “Me senti muito bem recebido como palestrante convidado. Antes e durante minha palestra as coordenadoras deram total apoio e conduziram muito bem o debate. A organização está de parabéns.”.

E explicou: “Na medida em que educadores e educadores em formação são capacitados a lidarem de forma adequada com transtornos e dificuldades em matemática, poderão divulgar e serem multiplicadores dessas informações, tanto para outros educadores quanto para os pais. A palestra foi uma oportunidade para a plateia rever distorções, equívocos e tabus em torno da matemática, revisando conceitos e gerando novos entendimentos.”.

Confira a programação do próximo webinar: 

23/11 – Terça-feira – “A representatividade na educação: ações afirmativas e pesquisas sobre a educação afro-brasileira”

Profª Drª Juliana Guedes, Pedagoga, mestre e doutora em Fundamentos da Educação pela UFSCar, atua como professora universitária desde 2008 e, atualmente, integra a equipe docente do curso de Pedagogia no Unicep nas modalidades presencial e a distância. 

Jhoicy Moura, formada em Magistério – CEFAM e em Licenciatura em Pedagogia UNICEP.

Profª Ms. Sônia M. Antunes da Silva, Graduada em História e Pedagogia e Mestra em Educação pela UFSCar. Exerceu os cargos de professora e diretora em escolas privadas e na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), na qual atualmente é Supervisora de Ensino. É docente no curso de licenciatura em Pedagogia no Centro Universitário Paulista (UNICEP).

Thailini Machado, Licenciatura em Pedagogia - UNICEP São Carlos. Estagiária no Sesi São Carlos unidade 108 - 2 anos. Estagiária/Acompanhante terapêutica de crianças público-alvo da Educação Especial Colégio São Carlos 8 meses. Vendedora “Cartão de Todos” e “Prepara Todos” (Plataforma de cursos profissionalizantes com certificados em diversas áreas).


Texto: Ana Lívia Schiavone
 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe