Dicas e pontos de reflexão sobre a gestão de pessoas com a coordenadora do curso de RH

Muitas empresas estão sofrendo nesse momento deliciado em que tiveram que fechar as portas e afastar funcionários para seguir as regras do isolamento social. O esforço tem sido grande para conseguirem se manter. Por isso, a coordenadora do curso de Gestão e Recursos Humanos da UNICEP, Ana Rita Gallo, trouxe algumas dicas e pontos de reflexão sobre a gestão de pessoas em um momento tão ímpar como esse, que as organizações estão vivendo.

“Nós percebemos que há um contexto de muita instabilidade, de muita insegurança e o Gestor de RH, ou melhor, o Gestor de Pessoas é o elo fundamental dentro dessa estratégia organizacional”, afirmou a coordenadora.

Segundo ela, “a questão é que temos tomadas de decisões pensadas em como a empresa vai seguir a diante. Comitês de crises, comitês de contingenciamento estão sendo criados e elaborados para pensar o futuro dessa organização. O papel da liderança nesse momento é extremamente importante, porque ele é o elo entre os gestores, responsáveis pela empresa e toda a parte operacional, de como ela funciona e as questões das habilidades e competências de comunicação, de relacionamento interpessoal, de negociação entre todas as partes, se faz de extrema relevância.”.

Ana explicou que como docente ela e os demais profissionais da área trazem isso para a sala de aula. “Trabalhamos isso com nossos alunos, seja nesse momento de forma remota ou presencialmente, já há alguns anos”, contou.

As dicas principais, são: “Acolhimento, oferecer segurança para esses funcionários, segurança física e emocional”, contou a coordenadora, e afirmou, "o Gestor de Pessoas está sendo muito valorizado nesse momento”.

Gostou das dicas? Veja o vídeo no Instagram da UNICEP (@unicepsaocarlos).