Curso de Nutrição realizou o XVIII Simpósio com lançamento de livro

Com recorde de público, o curso de Nutrição realizou, nos dias 18, 19 e 20 de setembro, o XVIII Simpósio de Nutrição da UNICEP, com temas atuais em discussão no âmbito do exercício profissional do nutricionista.

O primeiro dia de evento contou com a palestra sobre “Mindful Eating – O Olhar Amoroso para o Relacionamento com a Comida e o Corpo”, ministrada pela nutricionista, instrutora de mindfulness, Mindful eating e diretora do Instituto Brasileiro de Mindful Eating, Me. Driele Quinhoneiro, que explicou um pouco sobre o seu trabalho. “Trabalho basicamente ajudando às pessoas a criarem um novo olhar para o relacionamento com a comida e com o corpo, um olhar mais amoroso como profissionais da aérea da saúde que não se vê mais nesse papel de prescrever dietas, trilhando outro caminho”, disse Driele reforçando a importância para o profissional da aérea da saúde.

“O nutricionista hoje é visto em uma posição de cuidado, mas, da forma que a gente tem atuado, não temos promovido esse cuidado, então as pessoas estão lutando com as comidas e com o corpo a vida toda. Sendo assim, esse olhar da Nutrição mais amoroso e mais gentil vai ser uma outra forma em que os futuros alunos, que serão os futuros profissionais, cuidarão”, falou a profissional salientando: “E outro ponto importante é que não só as pessoas estão em uma luta com a comida, mas os alunos de Nutrição também. Portanto, esse cuidado começa no nosso relacionamento com a comida para depois ser compartilhado com os pacientes e clientes”, falou.

O encerramento do Simpósio ficou por conta da noite de autógrafos e lançamento do livro "Tratado de Nutrição e Dietoterapia", das profissionais Dra. Fabiana Poltronieri e Luciana Rossi. “É uma alegria estar onde a gente faz a diferença. Ou seja, entre os profissionais com muitas especializações em aprofundamento. Às vezes esse bate papo é a própria linha entre os nutricionistas, pois não temos muito tempo de conversar, pelo motivo de ficarmos sempre dentro da nossa aérea de atuação”, explicou Luciana mostrando a importância do evento aos alunos. “Reunimos aqui equipes multidisciplinares, o que é muito importante. Eu, por exemplo, trabalho na área de esportes e é muito bom trazer essa continuidade e mostrar toda essa trajetória acadêmica, profissional e pessoal que é importante para os alunos verem. Porque a gente não é só o profissional, nós somos pessoas, então é essa interação que é importante”, falou.

Também foram abordados no XVIII Simpósio de Nutrição:
“Nutrição Funcional e Saúde da Mulher”, com a Me. Camila Komatsu Pavan, “Workshop Mão na Massa, A Gastronomia com Grãos Germinados – implicações nutricionais e fitoterápicas”, com Profa. Daiane Sabatini; “Estratégias Nutricionais para Exercícios de Força”, com o Prof. Me. Gabriel Silveira Franco e “Bioenergética e Controle Hormonal do Metabolismo Aplicado ao Treinamento de Força”, com Prof. Dr. Fernando Fabrizzi.

Confira a galeria completa aqui.

Texto: Andrea Vergamini de Castro