Atletas que competem em equipes de ponta de karatê, handebol, futebol, basquete e triatlo ampliam conhecimento com curso superior
Formar profissionais capazes de aplicar seus conhecimentos de maneira segura em seu ambiente de trabalho. Esse é o objetivo do curso de Bacharelado em Educação Física da Unicep. Criado há 10 anos, ele foi ganhando novas características e hoje, além de qualificar seus alunos a atenderem as demandas do mercado, incentiva atletas a conhecerem mais sobre a área, aliando o esporte ao estudo. Segundo o coordenador Germano Mongeli Peneireiro, apesar de não ter a preocupação de formar atletas, o curso conta hoje com muitos alunos que competem em equipes de ponta em modalidades como karatê, handebol, futebol, basquete e triatlo, trazendo muitos títulos e medalhas a São Carlos.
A carateca Gabi Sepe é um exemplo. Estudante da Unicep, ela integra a seleção brasileira de caratê e, apesar de ter que se desdobrar para conciliar carreira e faculdade, acredita que o esforço valha a pena. “É difícil, pois viajo muito, mas não é impossível. Já fiquei fora dois meses, competindo, mas levava as minhas coisas para estudar”, conta.
Gabi acredita que, aliando o curso e o esporte, cresce na vida. E aconselha todos que querem seguir carreira no esporte: “Estude, faça uma graduação, pois isso significa muito. Eu sei que o alto rendimento do Karatê não é para sempre, então eu quero ter uma profissão também fora dele”, reforça a atleta que já foi campeã brasileira universitária, campeã nos Jogos Regionais, terceiro lugar no campeonato brasileiro zonal, terceiro lugar nos jogos Sul-Americanos, sétimo lugar no Panamericano Sênior e campeã paulista.
Diferencial
Germano Peneireiro avalia que, muito além da capacitação para preparar treinamentos, fazer prescrição de atividades físicas, desenvolver pesquisas, projetos e práticas na área, ou mesmo seguir carreira como atleta, os profissionais formados na Unicep saem aptos em todos os campos da área do movimento humano e conscientes para atuar na melhoria da qualidade de vida e na saúde das pessoas por meio do exercício físico.
“Nosso diferencial é que os nossos professores, em sua maioria, incentivam as ações práticas em modalidades variadas e em diferentes espaços, para que os alunos vivenciem todas as possibilidades de atuação”, explica Germano.
Área de atuação
O coordenador faz uma ampla lista das possibilidades de atuação do educador físico. “Os profissionais são capacitados para lidar com atletas, atuar em academias, secretarias de esporte em prefeituras, trabalhar em hotéis, clubes de recreação. São diversas as áreas de trabalho”, avalia Germano. (ver box) Para isso, o aluno tem, ao longo dos anos, habilitação e qualificação profissional sólida, com ênfase nas áreas do Treinamento Esportivo, na Orientação de Atividades Físicas, na Avaliação Física, na Gestão Esportiva, na Preparação Física e Recreação e Lazer, garantindo uma vivência crítica da realidade do mercado de trabalho, tendo como pilares o desenvolvimento do conhecimento enquanto processo contínuo e da postura investigativa em busca de novos conhecimentos para sua área de atuação.
Durante o curso de Educação Física, o aluno pode usufruir de benefícios como convênio com instituições voltadas ao desenvolvimento esportivo, estágios e participar de projetos de extensão, como a corrida Unicep, simpósios e dos projetos Escola e Pró-Saúde.
O bacharel em Educação Física está apto a:
- organizar, executar e supervisionar programas de atividades físicas individuais ou em grupos, inclusive para pessoas com deficiência
- trabalhar em clubes, centros esportivos e de recreação, academias, órgãos governamentais nas áreas de Educação Física e dos Desportos, associações de classes, comunidades de bairros, centros de idosos e de pessoas com necessidades especiais, hotéis, pousadas, navios de lazer, clínicas, hospitais, empresas, ambientes naturais e de aventura.
Germano Peneireiro é professor do Curso de Educação Física da Unicep desde fevereiro de 2010 e está na coordenação desde agosto de 2013. Ele é graduado em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2002; Especialista em Fisiologia do Exercício – Departamento de Fisiologia – UFSCar, 2003; Mestre em Educação Física - Programa de Pós Graduação em Biomecânica - Universidade de São Paulo (USP), 2006. Além disso, possui experiência nas atividades administrativas de Coordenação de Curso de Pós-Graduação desde 2008 quando coordenou o curso de Especialização em Educação Física da Unicastelo (Descalvado) até o mês de dezembro de 2011.
Texto: Luís Augusto Zakaib