Coordenadores, docentes e estudantes participam de capacitação do ambiente virtual da UNICEP

A utilização das tecnologias da informação e comunicação tem por objetivo facilitar a interação entre os atores do processo de ensino e aprendizagem, principalmente a distância, na qual os professores, tutores e estudantes podem desenvolver atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Sendo assim, pensando no aprimoramento dos usuários do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UNICEP, coordenadores, docentes e alguns estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UNICEP participaram, nos últimos dias, de capacitação para a utilização do sistema, que auxiliará ainda mais o acesso ao ambiente durante seus estudos.
De acordo com a estudante do curso de Psicologia, Joice Alves Ferreira Cogo, a capacitação foi essencial. “Foi providencial, pois o objetivo dessa ferramenta é que seja de apoio ao estudante, para fim de esclarecer nossas dúvidas das referidas matérias”, falou.

O estudante do curso de Enfermagem, Gabriel Ventura Fanti, disse estar no segundo semestre do curso e que ainda é recente seu contato com o ambiente. “Antes, eu estava com muitas dúvidas de acesso, então a ideia desse treinamento foi importante, pois me ajudou a esclarecer o que eu precisava”, disse.
Para a coordenadora do curso de Administração, “o treinamento é importante porque coloca os coordenadores a par das informações e do que está acontecendo no ambiente virtual, sabendo como os alunos estão respondendo a essa aprendizagem e as dificuldades que eles podem ter”.

Sobre o AVA
O AVA está integrado ao sistema acadêmico da instituição possibilitando a execução dos processos de ensino e aprendizagem estabelecidos nos projetos pedagógicos dos cursos. O ambiente utiliza uma plataforma desenvolvida pela D2L (Desire2Learn) chamada Brightspace, que é um LMS – Learning Management Systems rápido, flexível e com acesso móvel que garante disponibilidade a qualquer momento graças a sua hospedagem em nuvem. Vale destacar que o Brightspace dispõe de alguns recursos de acessibilidade, contribuindo, também, para uma educação inclusiva.
Nesse LMS estão disponíveis diversos recursos tecnológicos (ferramentas), síncronos e assíncronos, que possibilitam a interação/comunicação individual e coletiva entre estudantes, professores e tutores, propiciando a construção de conhecimento de forma colaborativa.

Além das ferramentas utilizadas para informação, tais como mural, novidades, calendário, notas, alertas, notificações, etc., o AVA dispõe de algumas ferramentas de interação: Chat; Pager (é uma espécie de e-mail interno do AVA); Fóruns de discussões; Capture (ferramenta que permite a gravação de vídeos, a captura e a transmissão de apresentações on-line com facilidade, em tempo real ou sob demanda); Virtual Classroom que é uma ferramenta de vídeo colaborativa para a web (áudio e vídeo conferência); Pulse (aplicativo móvel que ajuda os estudantes a acompanharem as atualizações importantes no curso, calendários, prazos de entrega, etc.); Brightspace Binder (aplicativo móvel que possibilita ao estudante reunir, organizar e visualizar (off-line) todos os materiais de seu curso); Agentes inteligentes (é um recurso de comunicação/interação automatizado, cujo objetivo é envolver mais o estudante no processo de ensino e aprendizagem).

Texto: Andrea Vergamini de Castro