Coordenadora deu dicas sobre o atual mercado de trabalho

O mundo vive um momento delicado, são meses em pandemia e muita gente perdeu o emprego nesse período. Porém, na outra extremidade, também por conta da pandemia, estão as empresas que tiveram um crescimento acentuado e estão contratando novos colaboradores. Pensando em quem está buscando uma colocação no mercado a coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da UNICEP, Ana Rita Gallo, trouxe algumas dicas sobre o atual mercado de trabalho.

De acordo com Ana Rita, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e com um número extrapolado de desempregados. Isso quer dizer que existem muitas pessoas qualificadas e muitas não qualificadas disponíveis no mercado.

Assim, “para lidar com essa competitividade, a pessoa que busca um emprego precisa estar preparada ou estar se preparando para competir nesse mercado, fazendo cursos atualizados com a sua área de atuação; criar uma rede de contatos profissionais eficientes; e sempre estar atento as mudanças e tendências do setor que ela tem experiência. Uma alternativa é tornar-se um microempreendedor individual (MEI) ou um empreendedor. Para isso acontecer é necessário ter planejamento, conhecer o ramo de atividade muito bem e se programar para o empreendimento.”, contou Ana Rita.

E explicou: “Em meio à crise sanitária e econômica instaurada no país alguns setores do mercado se destacaram nas contratações, são eles: Agronegócio – por movimentar toda a cadeia alimentar do país; Logística – por apoiar todas as entregas de todos os produtos e serviços dada a “diminuição” da mobilidade das pessoas; Saúde – por consequência natural da necessidade de muito mais atendimento hospitalar aos doentes; Tecnologia da Informação – é uma área em expansão, mas também houve um aumento da procura por conta da segurança dos dados das pessoas e das empresas. A área de vendas, de um modo geral, aumentou a contratação também. Muitos cargos se adequaram as vendas online ou ao comércio eletrônico (e-commerce).”.

A coordenadora ainda disse que: “As entrevistas de seleção de pessoas, atualmente, têm se transformado, as empresas estão se preparando melhor para selecionar os candidatos. O entrevistador procura entender quais comportamentos os candidatos vão apresentar no dia a dia de trabalho. Além disso, analisam se os candidatos têm valores semelhantes aos valores da organização porque quando há congruência de valores é mais fácil acertar na contratação. Sabemos que o custo de um processo de seleção não é barato, mas o custo da demissão é muito maior por conta de envolver tempo, dinheiro, outras pessoas, treinamentos etc. Então, nesse sentido, as empresas estão se preparando mais para o processo de seleção das pessoas. Os candidatos, portanto, devem também estar melhor preparados, pois como afirmamos acima, o mercado está mais competitivo.”.

Ana ainda deixou uma dica para os candidatos: “Conhecer suas competências (conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes) e suas possibilidades de atuação profissional, pois, atualmente, é possível trabalhar em várias atividades; Estudar, estudar e estudar o ramo de atividade de interesse; Criar ou participar de uma rede social profissional (LinkedIn por exemplo). São essas as principais dicas para os candidatos as vagas de emprego. Saiba que existem vagas no mercado de trabalho, mas as empresas estão cada vez mais exigentes!!! É preciso estar preparado!”.

Texto: Ana Lívia Schiavone
 

 

 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe