Desde março, um grupo de universitários da instituição de ensino são-carlense atende pacientes duas vezes por semana em Jaú.
Um convênio pioneiro celebrado entra a Unicep (Centro Universitário Central Paulista), de São Carlos, e a Fundação Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, está permitindo que alunos do último ano do curso de Fisioterapia atendam os pacientes daquele hospital, que é referência em Oncologia. O pioneirismo do convênio refere-se ao fato desta ser a primeira vez que alunos de graduação de um curso de Fisioterapia realizam atendimento em pacientes com esta patologia. O estágio curricular, obrigatório para todos os alunos, é realizado sob supervisão das professoras Luciene Barbieri Àzar (também coordenadora do curso) e Luciana Kawakami.
A Fisioterapia Oncológica é executada por quatro alunos da Unicep durante dois dias por semana. A cada nove semanas é realizado um rodízio e uma nova turma de alunos passa a exercer a responsabilidade do atendimento aos pacientes do Amaral Carvalho, com o estágio tendo a duração de 54h por turma. Atualmente os futuros fisioterapeutas atuam nos diversos casos de oncologia. Os quatro alunos viajam semanalmente para Jaú, com a expectativa da coordenação do curso de Fisioterapia sendo que este número suba para oito no próximo semestre.
Assinaturas
O Convênio, celebrado em março deste ano, foi assinado pelo professor Oswaldo Aparecido Ienco (diretor da Associação de Escolas Reunidas (Asser), mantenedora da Unicep) e pelo professor José Euzébio de Oliveira Souza Aragão (diretor-geral da Unicep). Já pela Fundação Hospital Amaral Carvalho assinaram os doutores Ricardo Brandão (presidente), Antonio Luis Cesarino Moraes Carvalho (diretor-superintendente), Jaime de Oliveira Sousa Júnior (diretor de Desenvolvimento, Medicina e Saúde) e Gerson Guerra (chefe do setor de Fisioterapia).