Conheça a trajetória da estudante de Nutrição da UNICEP Jussara Vam Beik

É sempre importante compartilhar histórias bonitas, elas encorajam outras pessoas, servem de inspiração e mostram os sacrifícios que a maioria tem que fazer para chegar onde deseja, para realizar um sonho. A estudante do curso de Nutrição da UNICEP, Jussara Vam Beik é uma dessas pessoas, que vale a pena conhecer a história de vida.

A começar pela escolha do curso: “Escolhi o curso de Nutrição, pois meu pai é cardíaco, e gostaria de ajudá-lo a ter uma condição de vida mais saudável, através de uma alimentação adequada. Ao mesmo tempo tive um emprego onde vi  de perto a falta que uma nutricionista faz dentro de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) na qual  trabalhei por um período, onde a mercadoria adquirida para receber um certo número de pessoas sempre acabava faltando, ou até mesmo tendo perda exagerada de produtos, e também não havia treinamentos sobre manipulação de alimentos e os riscos oferecidos sobre a contaminação cruzada dos alimentos, e observando isso fui pesquisar qual seria o profissional responsável por todos esses procedimentos”. O nutricionista é o profissional responsável por tudo isso e Jussara se encantou por ser uma área muito ampla.

Mesmo depois da escolha a trajetória de Jussara não foi fácil, assim como a de muitos estudantes: “sou moradora de Itirapina, então não tinha muita disponibilidade de horários para me dedicar aos estudos, só a locomoção de Itirapina para a UNICEP eram duas horas por dia, contando também a jornada de trabalho era de oito horas por dia e o itinerário, tinha uma rotina bem corrida e restava apenas as noites e madrugadas para tentar me dedicar aos estudos. Quando estava no 2º ano da graduação engravidei, nesse momento pensei em desistir do curso, mas já estava na metade, foi quando meu namorado e meus pais me incentivaram a continuar e não desistir do meu sonho, pois sabiam o quanto eu gostaria de me formar e exercer minhas atividades, então persisti.”.

E continuou: “o semestre em que minha filha nasceu acabei perdendo, pois não consegui realizar os trabalhos que teriam que ser realizados em casa, por conta de adaptação da nova rotina, mas mesmo perdendo o semestre continuei e fiz a matrícula para o próximo, no mesmo período fui demitida do emprego que era de onde vinha a renda para pagar as mensalidades, mesmo assim não desisti, pois teria o auxílio do benefício Seguro-Desemprego.”.

No semestre seguinte a estudante de nutrição decidiu não se matricular, precisava antes arrumar um emprego para cobrir os gastos com a graduação: “sempre trabalhei desde nova, então não queria me ver dependendo de alguém para realizar os meus sonhos, mas não consegui um novo emprego e acabei aceitando a ajuda dos meus pais para concluir o curso. Com a pandemia de COVID-19 e as aulas remotas aproveitei para me matricular no máximo de matérias possíveis para acelerar os processos e me formar o mais rápido possível, já que com tudo que vivi já tinha perdido um ano do curso, e hoje estou no último semestre, realizado os estágios e colocando na prática tudo o que aprendi em sala de aula.

“Apesar de todas as dificuldades aprendi a persistir, nunca desistir, hoje me orgulho de cada esforço, sacrifícios que tive que fazer para chegar até aqui e ter como bagagem todo o aprendizado adquirido durante esse período”, comemorou a futura nutricionista.

E ainda completou: “O curso é ótimo, um curso da saúde bem amplo e apesar de ter escolhido o curso pela minha experiência na área de UAN, conforme aprendendo sobre as outras áreas fui me apaixonando cada dia mais pena nutrição. O curso pode ajudar a entender mais sobre alimentação individual e coletiva, através do curso pude conhecer os benefícios que a alimentação adequada pode oferecer ao indivíduo, que tudo na vida tem que ter equilíbrio, e que alimento adequado pode salvar vidas assim como o inadequado oferece riscos para a saúde.”.

Quer conhecer mais sobre o curso de Nutrição? Clique aqui!