Como a pedagogia ultrapassa os muros das escolas foi o tema do simpósio do curso da UNICEP

De 13 a 15 de outubro, aconteceu o Simpósio de Pedagogia da UNICEP sob o tema “Pedagogia: área que ultrapassa os muros das escolas”,

Os estudantes e participantes puderam conferir as palestras: “História da Pedagogia Hospitalar no Brasil e no mundo e sua importância no ambiente hospitalar”, com a Profa. Esp. Ursula Caridad Martínez Calderon; “PROERD”, com o Policial Cleber Souza Claudio; e “Sistema Socioeducativo ou Sistema Penal Juvenil?”, com o Dr. Julio Cesar Francisco.

Segundo Ursula a função do pedagogo hospitalar colabora muito com a recuperação da saúde da criança ou adolescente hospitalizado e na sua reintegração a escola, depois da alta hospitalar, pois as intervenções pedagógicas educativas, permitem que o paciente continue com seus estudos escolares e não sejam interrompidos pela internação. Ela gostou de participar do evento: “Gostei muito do convite da coordenação da UNICEP, pois com a minha palestra os alunos de pedagogia conheceram outro espaço, onde eles também podem trabalhar”.

Já para a estudante do 8º período do curso, Simone de Paula Affonso: “Assim como todas as atividades oferecidas pela UNICEP, o simpósio foi ótimo, pois, agregou importantes conhecimentos com aquilo que a gente já vem aprendendo ao longo da graduação, é sempre algo a mais que podemos levar para nossa futura carreira. Por isso, eu encaro que participar do simpósio é um presente que ganhamos cheio de ricas informações.”.

E explicou: “Embora todas as palestras tenham tido um papel importante para minha formação, a palestra com o policial Cleber sobre o PROERD foi de suma necessidade para podermos conhecer o programa, seus objetivos e como ele juntamente com a escola, contribui para a formação do cidadão.”. Lembrando que o PROERD é um Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

Para acessar as palestras clique aqui!