As egressas do curso de Pedagogia da UNICEP, Manuela Rodriguez Manrique e sua mãe Lorena Manrique, vieram da Colômbia para o Brasil e concluíram o curso em 2021. Hoje, as duas têm um centro de recreação.
Manuela contou que o seu sonho era ser médica e que ainda na Colombia, estudava em uma escola com ênfase em formação pedagógica e no último ano teve uma aula chamada "psicologia infantil": “Me apaixonei pelo funcionamento do cérebro infantil, de como funcionavam os processos cognitivos, como eles se formavam. Nesse mesmo ano a minha mãe começou a trabalhar em uma instituição do governo colombiano chamada ICBF (Instituto Colombiano de Bem-estar Familiar), como coordenadora. Era um instituto de acolhida e restabelecimento de direitos vulnerados. Crianças com as mais difíceis realidades chegavam neste lugar do qual ela era responsável. De fato, a experiência da minha mãe e o seu exemplo influenciaram para que em 2016 fizesse a minha matricula na faculdade, em Pedagogia Infantil.”.
Em 2018, a família de Manuela veio para o Brasil e ela trancou a faculdade. Depois de um mês no país ela e sua mãe, se matricularam na UNICEP. “Lembro de sair de casa muito assustadas, pois nenhuma das duas entendíamos, nem falávamos o português, e algumas semanas depois apresentamos a prova de ingresso. Quando chegou ao nosso e-mail a resposta ‘você foi aprovado’, pulei na cama da minha mãe e mostrei para ela, ela confirmou que também tinha sido aprovada. Os olhos das duas ficaram com lagrimas, pois sabíamos que essa resposta marcaria o início de uma nova história para nós.”.
Não foi fácil enfrentar um país diferente, com idioma diferente em um curso de Pedagogia foi “um desafio gigantesco”. Era difícil se comunicar com os docentes, por não conhecer o português: “mas o acolhimento afetivo das professoras nos deram a confiança que precisávamos para enfrentar esta nova realidade. Elas nos deixaram apresentar as primeiras provas em espanhol (mesmo significando um trabalho a mais para elas depois), nos deixaram sentar sempre nas primeiras cadeiras e nos animaram para continuar com força.”.
Logo no segundo semestre do curso passaram a fazer estágio no Colégio Anglo São Carlos e com o estágio, receberam bolsa para continuar a graduação: “Somos de uma família numerosa, os nossos recursos econômicos não eram suficientes. Foram anos maravilhosos, aprendemos com cada profissional, com cada criança. E foi ali, nesta bolsa que as nossas asas começaram a crescer para entrar no mundo laboral do professor.”.
Durante a pandemia Manuela e Lorena tiveram outro problema, aula virtual sem computadores. “Mais uma vez, os nossos professores, foram além da lousa, nos apoiaram, nos ajudaram a conseguir emprestados equipamentos que levamos para casa e usamos para passar pela pandemia e continuar estudando”.
Depois de passar por estágios em outras instituições sentiram a necessidade de criar um espaço que pudesse acolher tanto a infância como a família: “um espaço democrático, afetivo, acolhedor e respeitoso com a infância. Orientadas e apoiadas pelas nossas professoras criamos ‘Aquarelas do Ser’, no mesmo ano em que estávamos fazendo o nosso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), o meu sobre a importância da afetividade na educação infantil, e o da minha mãe sobre a importância do desenvolvimento do ser na educação infantil. Foram estes os temas que deram sustento à fundação do nosso Centro de Recreação que agora conta com o maior número se avaliações positivas em São Carlos na ficha do Google e que começa a ser reconhecido por ser um espaço que pratica a pedagogia positiva e a educação respeitosa.”.
E finalizou: “Com certeza serão muitos os caminhos que andaremos, mas no coração sempre estarão as professoras da UNICEP, que nos cuidaram, nos acolheram, nos apoiaram e marcaram a nossa trajetória aqui”.
Quer trilhar um caminho como Manuela e Lorena? Conheça o curso de Pedagogia da UNICEP, clique aqui!
Texto: Ana Lívia Schiavone