Cerca de 270 pessoas participaram do 8º SIMPOVET da UNICEP

O curso de Medicina Veterinária realizou, entre os dias 08 e 12 de novembro, o 8º Simpósio da Medicina Veterinária da UNICEP, 8º SIMPOVET – 2021 que contou com a participação de cerca de 270 pessoas. O evento foi dividido em três grandes áreas: Grandes Animais, Pets Não Convencionais e Pequenos Animais.

Na sala de grandes animais, uma das palestras oferecidas foi “Interpretação de exames laboratoriais em grandes animais”, com a Prof.ª Dr.ª Thaís Gomes Rocha, da Universidade de Vila Velha (UVV). De acordo com Thaís esse tema é muito importante, pois contribui para que os alunos compreendam, não apenas as indicações, mas como interpretar os resultados de exames, em quais circunstâncias eles são essenciais para determinar um diagnóstico e quais as possíveis interferências nessas avaliações, e para tal, a palestra foi em formato de discussão de casos clínicos.

“Fiquei muito feliz em ser convidada para ministrar uma palestra em um evento de alta qualidade, muito bem-organizado e cheio de profissionais qualificados, com muita experiência para compartilhar com os alunos. É sempre uma grande satisfação poder ter contato com alunos de outras instituições e aproveitar a troca de experiências com os futuros colegas de profissão.”, contou Thaís.

Os inscritos ainda puderam conferir na sala de grandes animais temas como: “Boas práticas na produção de suínos”, com a Prof.ª Msc. Juliana Ribas; “Cirurgias à campo em bovinos”, com o Prof. Dr. Marcel Ferreira Bastos; “Manejo fisiológico e reabilitação funcional de cascos”, com o Msc. Horácio Lungano; e “Primeiros socorros em equinos”, com o Prof. Dr. Dárcio Zangirolami Filho;

Na sala de pets não convencionais, uma das palestras foi sobre “Anestesia de primatas”, com Dr. Jefferson Cordeiro, Anestesista Veterinário. “Acho importante esse tema porque mostra aos alunos a diversidade de áreas de atuação que o médico veterinário pode atuar. Além disso, gosto de incentivá-los a insistirem em estudar assuntos que os animam, por mais que achem que sejam difíceis.”, explicou Jefferson e completou: “Gostei muito de ser convidado! Fiquei muito lisonjeado em poder falar para os alunos.”.

Já na sala de pets não convencionais os inscritos puderam conferir os seguintes temas: “Inserção do Médico Veterinário na área de animais silvestres e exóticos: atuação e perspectiva”, com M.V. Joane Salustiano; “Medicina de peixes”, com M.V. Renata Fiedler; “Rotina e manejo do paciente crítico na internação”, com M.V. Bruna Emely; e “Anestesia de megavertebrados”, com o Prof. Dr. André Nicolai

Na sala de pequenos animais um dos temas foi “Diagnósticos diferenciais das dermatopatias alérgicas em cães”, com a Msc. Isabela Canavari, da FCAV-UNESP. “Um assunto de extrema importância tanto para conhecimento dos alunos, quanto para atualização dos médicos veterinários, considerando que até 70% da casuística na rotina clínica de pequenos animais é representada por doenças de pele e que, dentre essas, mais de 50% são relacionadas a problemas alérgicos! Então, saber reconhecer e diagnosticar essas patologias é fundamental e resulta no tratamento adequado de cada uma delas.” Afirmou Isabela.

E completou: “Fiquei muito lisonjeada pelo convite da UNICEP para participar desse evento, que já ocorre há anos e auxilia tantos alunos no seu aprimoramento profissional. Me sinto honrada em poder contribuir de alguma forma nessa jornada! E é sempre um prazer poder participar dos eventos dessa Universidade, com tantos profissionais incríveis. Muito obrigada!”.

Os demais temas da sala de pequenos animais foram: “Raças de gatos x doenças: O que precisamos saber?”, com a M.V., Msc. Sarah Paschoal Scarelli; “Acompanhamento clínico do paciente cardiopata”, com a Msc. Tamyris Beluque; “Recidivas das neoplasias cutâneas: quais são as causas?”, com o Prof. Dr. Jorge Luis Alvarez Gómez; e “Benefícios e riscos na utilização de AINES em pequenos animais”, com a Prof.ª Dr.ª Flávia Quaresma Moutinho.