Centenário de Paulo Freire foi tema de palestra na UNICEP

Na última sexta-feira (17), os estudantes do curso de Pedagogia da UNICEP receberam o Prof. Dr. João Tagliavini, para a palestra “Paulo Freire e a Dialogicidade na Educação: caminhos para a superação da política de criminalização dos educadores”, em comemoração ao Centenário de Paulo Freire.

De acordo com João, Paulo Freire é o terceiro autor mais citado na área de Ciências Humanas no mundo. Em especial a obra PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, escrita no exílio, no Chile, em 1968. Hoje esse livro está traduzido em mais de 40 idiomas, e espalhado pelo mundo. Há muitas experiências da pedagogia de Paulo Freire espalhadas pelo globo (a terra é redonda).

“O ponto inicial de sua aceitação e estudo pelos educadores foi a proeza de ter alfabetizado 300 trabalhadores dos canaviais do Nordeste, em apenas 40 horas. E hoje, no Brasil, ele é fundamental, pois sua filosofia de educação nos fortalece para enfrentar o obscurantismo, o negacionismo, o racismo, a misoginia, e todos os preconceitos sociais e de gênero. Para o enfrentamento de um estado autoritário, seus remédios são: educação crítica e libertadora, a pedagogia amorosa, no lugar do disciplinamento opressor das escolas dirigidas por militares, e, enfim, a formação de um cidadão capaz de pensar e ser autônomo.”, explicou o Dr. João.

E continuou: “Acho importante enfatizar que o Centenário Paulo Freire que mereceu matéria no Jornal Primeira Página, teve manchete e página e meia na Folha de São Paulo, documentário na TV Cultura e matéria no Fantástico, dentre inúmeros eventos e publicações, demonstra que estamos vencendo a guerra cultural iniciada na campanha eleitoral em 2018 por quem nunca tinha lido uma linha sobre o Patrono da Educação Brasileira.”.

Para finalizar João agradeceu o convite: “Agradeço muito o convite e a confiança que a coordenadora, professora Ana Cláudia, depositou em mim. Sempre me coloquei a disposição para contribuir com a UNICEP, onde tenho o prazer de encontrar ex-alunos que são excelentes educadores”.

Para conhecer o curso de Pedagogia da UNICEP:

Pedagogia EAD, clique aqui!

Ou o de Pedagogia Presencial, clique aqui!