Calouros da Publicidade passaram por aula-trote

Na última segunda-feira (15) começaram as aulas dos calouros da UNICEP e os estudantes do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda fizeram uma recepção aos calouros do curso que tiveram que passar por uma aula-trote.

Segundo Matheus Ventura Marino, estudante do segundo ano do curso, a ideia surgiu pelo fato de ter iniciado a aula dos ingressantes, e “não termos a oportunidade de conhecê-los pessoalmente, pensando nisso eu falei com o coordenador do curso, que gostou da ideia e topou que fizéssemos algo”.

“Convidei alguns alunos e decidimos fazer uma aula-trote, quando um de nós seria o professor de uma matéria absurda ‘Conceitos básicos da comunicação aplicada e o desenvolvimento da narrativa publicitária orientada a dados ou CBO (em homenagem a um certo lanche)’”, explicou Matheus.

O papel de professor ficou com o estudante Gustavo Smidt Oliveira, que pediu para a turma se apresentar e então iniciou a matéria, “bem desconexa e terminou pedindo um trabalho bem extenso”.

Além de Matheus Marino, os veteranos Lara Grossi Sigoli, Leonardo Alves, Isabella Fernandes e Vitoria Lima se passaram por estudantes infiltrados e “cada um assumiu uma personalidade cômica, e todos passaram a tumultuar, fazendo comentários sem relação com a matéria, divagando bastante. Para nós que fizemos, foi extremamente engraçado, passamos o dia todo combinando, ensaiando, e ficamos bem ansiosos, os professores se divertiram bastante, e pelo que eles disseram, a turma nova apesar de assustada e perdida no começo, depois ficou bem descontraída e aproveitaram a experiência.”, contou o estudante.

O grupo de veteranos ainda disse: “Para nós, veteranos, foi importante, porque quando fomos bixos, não tivemos nenhum contato com nossos veteranos, pois tivemos poucas aulas presenciais, e já entramos em aulas remotas por causa da pandemia. Não queríamos que eles ficassem sem ter esse contato que faz parte da experiência e do ritual de entrar em uma faculdade.”, o grupo ainda deixou um recado: “Esse momento que estamos passando é difícil, mas não deixem de aproveitar essa primeira fase do curso, interajam com os colegas e principalmente com os professores, todos têm muito o que ensinar e aprender. Força e boa sorte!”.

A caloura Paula Luisa Guandalini escolheu o curso “porque me identifiquei muito com essa área e para poder ajudar meu pai no antiquário dele”. O objetivo de Paula é se aprofundar na área para futuramente trabalhar em alguma agência de publicidade.

Ela adorou a ação feita pelos veteranos: “Foi incrível, eu curti bastante. A intenção deles foi de nos aproximar do curso e proporcionar uma maior interação entre todos, mesmo durante a pandemia.”.

De acordo com o coordenador, Prof. Dr. Matheus Mazini Ramos: "Esse tipo de ação, principalmente no contexto em que vivemos, é muito importante para que os alunos ingressantes se sintam inseridos no curso e abraçados pela instituição, esse sentimento de pertencimento é fundamental para ajudarmos os ‘novatos’ a seguir em frente mesmo em uma situação atípica. Dessa forma, e com esse tipo de ação, podemos prospectar que dias melhores virão, que estamos todos no mesmo barco e precisamos, somente, ter paciência.".

Conheça o curso de Publicidade e Propaganda, clique aqui!