Biologia comemora Dia da Florestas e da Água

No dia 22 de março de 2006 comemorou-se na Unicep (Centro Universitário Central Paulista) o Dia Internacional das Florestas (21 de março) e o Dia Mundial da Água (22 de março). O evento, organizado por alunos do curso de Ciências Biológicas da Unicep (coordenado pela professora Dra. Lucia Helena de Aguiar), docentes do curso (professoras Dra. Silmara Cristina Fanti, Dra. Sandra Protter Gouvea e Magda Viviane Yamada) e auxílio de funcionários, foi realizado nas dependências do Campus Miguel Petroni da Unicep, objetivando o envolvimento e conscientização da população acerca das questões ambientais e necessidade de conservação dos Recursos Naturais.

O evento foi implementado com diversas atividades, como a distribuição de mudas de espécies tropicais de interesse econômico, paisagístico ou listadas como espécies em extinção. Foram distribuídas cerca de 30 mudas a comunidade acadêmica, entre as quais, Murta (Myrtus communis), Genipapo (Genipa americana), Carambola (Averrhoa carambola L.), Resedá, escumilha (Lagerstroemia indica), Alfeneiro (Lingustrum lucidium), Pitanga (Eugenia uniflora L.), Aroeira (Myracroduon urundeuva), Pau - de - formiga (Triplaris brasiliensis) e Chorão (Schinus molle). Sementes de Ipê felpudo (Zeyhera tuberculosa), Ipê roxo (Tabebuia avellanedae), Paineira (Chorisia pubiflora) , Paineirinha (Eriotheca Pentaphyla) e Pompom Amarelo (Albizia lebbeque), além de orientações com relação ao plantio e conservação.

Mensagens
Mensagens de alerta em balões de plástico e folhas artificiais, poemas e músicas foram apresentados enfocando dados sobre a vegetação e a água da cidade de São Carlos, do Brasil e do Mundo. Enfatizou-se a importância da água, com exposição de aquários com peixes, crustáceos e insetos aquáticos, algas macroscópicas e microscópicas, destacando a importância da água para a vida, disponibilidade e qualidade da mesma aos habitantes do Planeta.

Alguns dados importantes devem ficar registrados, com o objetivo de despertar a comunidade para as questões ambientais: Você sabia que: Em São Carlos, restam apenas 7,61% da cobertura vegetal original; a Araucária, pinheiro símbolo da cidade recobre atualmente 0% do município de São Carlos, além do cerrado e matas ciliares que antes recobriam 27% e 55% e atualmente ocupam 2% e 1% do município, respectivamente (Brazilian Journal of Biology, 2004)? Do total de água do Planeta, cerca de 1% é disponível ao homem e outros organismos sob a forma de lagos e rios?

Ajuda
Você pode ajudar valorizando e ajudando a preservar os Parques e Unidades de Conservação de seu estado, conversando com as pessoas sobre a queimada, o desmatamento e a correta utilização do solo e da água, mostrando que se cada pessoa fizer um pouco em favor da natureza, começando pelo ecossistema indivíduo, muita coisa pode mudar...para melhor!