A UNICEP, após firmar acordo com uma companhia aérea, recebeu na instituição um ATR-42 para que os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves possam em suas aulas práticas ampliarem ainda mais seus conhecimentos.
Para o Diretor de Extensão da UNICEP, Prof. Msc. Maikon Venicius Vidotti, a UNICEP mostra mais uma vez o pioneirismo e comprometimento com educação de qualidade. “Esta aeronave pode ser considerada um marco, pois servirá para alavancarmos ainda mais o segmento aeronáutico de São Carlos e região. Sem contar a agregação de conteúdo para o curso de Manutenção de Aeronaves, também permitirá a expansão de diversos cursos correlatos e especializações na área, através da realização de práticas neste tipo de aeronave, bem como visitações e demais ações que serão realizadas.”, comemorou o diretor.
Já o coordenador do curso, Prof. Esp. Humberto Porto, lembrou: “Na semana em que comemoramos o primeiro voo do aeroplano ‘mais pesado que o ar’, o homem que mudou a forma de como viajamos, encurtado as distâncias, Alberto Santos Dumont, que no dia 23 de outubro de 1906, decolou o 14 Bis em Paris, mudando a história do transporte, a UNICEP recebe o ATR-42 para elevar o curso de Manutenção de Aeronaves.”.
A proposta do curso de Manutenção de Aeronaves é capacitar os estudantes com o mais alto nível tecnológico, de ensino e extensão. Formar tecnólogos para os desafios da profissão, num pólo regional aeroespacial dos mais importantes do mundo, com respeito ao meio ambiente, ético profissional e capacitado nas três especialidades da aviação civil brasileira. “A aeronave que recebemos para as aulas práticas, é uma moderna aeronave comercial bimotor pressurizada de médio porte e propulsão turboélice, com asas altas e com capacidade para transportar 46 passageiros em viagens regionais. Fabricada em larga escala na França a partir da década de 1980 pela ATR - Avions de Transport Régional, o maior fabricante de turboélices para transporte regional de passageiros do mundo.”, contou o coordenador.
O ATR-42 ainda é utilizado no Brasil e largamente utilizado em outros países, principalmente pelas empresas de aviação regional. “Com a chegada desta aeronave, a UNICEP e o curso de Manutenção de Aeronaves ficarão em destaque no âmbito nacional em tecnologia, pela forma de ensinar manutenção de aeronaves com um equipamento deste porte. Um grande ganho para o ensino, para pesquisa e extensão tecnológica que só o UNICEP pode oferecer.”, finalizou o coordenador.
Ficou interessado no curso? Quer ter aulas práticas em uma aeronave como essa? Inscreva-se no site.
Texto: Ana Lívia Schiavone