Artigo de professora integra livro na Bienal Internacional

A professora doutora Ana Maria Tucci Gammaro Baldavira Ferreira, coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Central Paulista (Unicep), terá um artigo de sua autoria publicado em um livro a ser lançado na próxima Bienal Internacional de São Paulo, prevista para ser realizada em meados de março. Intitulado “Ouvindo o idoso hospitalizado: direitos envolvidos na assistência cotidiana de enfermagem”, o referido artigo foi inicialmente publicado na revista O Mundo da Saúde (ano 29, volume 29, nº 4, outubro/dezembro de 2005, páginas 510-522) e foi extraído da Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, para obtenção do título de Doutor em Saúde Pública - área de concentração Serviços de Saúde Pública.

O livro a ser lançado na Bienal de São Paulo é intitulado “Educação em Bioética e Longevidade Humana”, uma obra inédita que propõe apresentar objetivamente a importância da Educação em Bioética para as questões e os desafios relacionados à longevidade humana, ressaltando a promoção da dignidade do ser humano em todas as fases da vida. O artigo da professora doutora Ana Maria foi escrito em conjunto com a professora doutora Alice Moreira Derntl, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), sendo o 10º capítulo da segunda parte (Longevidade Humana) do livro à qual integra.

O estudo

O objeto de estudo que originou a tese e o artigo citados anteriormente foi o de que a assistência de enfermagem, além da competência técnica e científica, deve imbuir-se de preceitos éticos, a fim de garantir a satisfação das necessidades e também os direitos dos pacientes. Foram entrevistados 32 pacientes internados em dois hospitais, um público e um filantrópico, no município de São Paulo, podendo-se perceber expressões conflitantes que denunciam e justificam ações, situações, atitudes e comportamentos do pessoal de enfermagem, permitindo compreender melhor o que representa ser paciente e idoso em um hospital do Sistema Único de Saúde (SUS).

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe