Alunos do curso da Farmácia visitam fábrica da Natura

Os alunos do quinto e do sétimo período noturno do curso de Farmácia, acompanhados pelo professor de Física Industrial da UNICEP Daniel Sivieri Cordeiro, visitaram, na última semana, a fábrica da Natura, localizada no quilômetro 30 da Rodovia Anhanguera, em Cajamar, próximo de São Paulo. A visita, que teve início às 9 da manhã e durou aproximadamente 3 horas, foi monitorada pela coordenadora de visitas da própria Natura, Manuela Berlanga.  Na ocasião, foi explicada a história da empresa, o espaço físico e a própria produção de cosméticos, em que os alunos acompanharam a preparação e embalagem de shampoos, perfumes e cremes cosméticos. Também observaram na prática como são feitos os controles de estoques, o planejamento da produção e como funcionam os equipamentos industriais para a produção de cosméticos em larga escala.
O setor de distribuição, bastante inovador, despertou ainda mais a atenção dos alunos, devido ao grande número de pedidos das consultoras (cerca de 500 mil em todo o País). Cada pedido recebe um código e os produtos são selecionados eletronicamente, embalados numa caixa e fechados para a posterior remessa. Ao todo, 50 mil caixas são preparadas diariamente. No Natal e dias das mães, por exemplo, esse número sobe para quase 90 mil caixas diárias. E mesmo com toda a dinâmica produtiva, o sistema registra um índice de reclamações reduzidíssimo, da ordem de 0,2 %. Uma das líderes no setor, a Natura é considerada particularmente diferente de suas concorrentes e de outras empresas principalmente por dois motivos: a venda direta (sem lojas, com consultoras trabalhando a venda "porta a porta") e a preocupação com o meio ambiente, bastante acentuada durante toda a visita, principalmente durante a apresentação da estação de tratamento de efluentes industriais.
Ao final, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do laboratório de controle microbiológico e observar o funcionamento, a rotina de trabalho e equipamentos utilizados em pesquisa para controle microbiológico de produtos cosméticos."Foi de grande valia e incentivo para os alunos do curso de Farmácia da UNICEP, uma vez que eles puderam conhecer na prática o funcionamento de uma grande empresa do setor cosmético, mostrando a aplicação de várias disciplinas do curso de graduação e principalmente na modalidade Industrial", destacou o professor Daniel.