Alunos da Nutrição já estão no mercado de trabalho

A importância de uma graduação para a vida profissional começa já, logo no início, quando os estudantes já têm contato direto com a área, através de estágios.

Foi o caso do estudante Ygor Graciano Martins, do 7º período e que está desde o primeiro ano como estagiário no SESC São Carlos. “Entrei no estágio, no segundo semestre da graduação e, na época, eu cursava as disciplinas de Legislação de Alimentos e Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Bromatologia, que me ajudaram muito”, disse Ygor, falando que o estágio tem sido tão enriquecedor que o possibilitou o desenvolver habilidades, atitudes e competências individuais e de relacionamento interpessoal. “Assim como refletir sobre a realidade em que estou inserido e poder praticar o conhecimento adquirido com meus professores, em busca de soluções de problemas e resultados", disse o estudante.

Deborah Christina de Carvalho é aluna do 5° período e já teve oportunidade logo dentro da instituição, pois é estagiária da Clínica de Nutrição da UNICEP. “Quando ocorreu o processo seletivo para entrar no estágio na Clínica, eu estava no meu primeiro período do curso. No ano seguinte, comecei a ter as disciplinas específicas como Nutrição da Criança e do Adolescente, Nutrição Humana e Avaliação Nutricional.

Com o estágio, apesar de não atender pacientes, consigo ver na prática o que foi aprendido em sala de aula, sendo importante para mim que quero trabalhar na área de nutrição clínica. Além disso, tenho sempre contato com as professoras que sanam todas as minhas dúvidas e contribuem para a minha formação, ajudando-me a ter segurança para entrar no mercado de trabalho”, relatou Deborah.
Com tudo isso, segundo ela, a UNICEP e o curso de Nutrição representam mais do que um local de conhecimento científico. “Transmitem o valor de se ter um olhar mais humano, ético e também profissional. Além da importância de saber conviver e trabalhar com diferentes personalidades."

Mônica Ruscito é aluna do 5°período e estagiária na Empresa Essencial Nutrição São Carlos. “Quando fui selecionada, eu estava no 4º período e cursando a disciplina de UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição). Por isso, eu tinha um pouco de noção por tudo que a professora passava em sala. Agora, no estágio, eu consigo ver e colocar em prática tudo o que eu aprendi na teoria na sala de aula, consigo enxergar o quanto é dinâmico, desafiador e gratificante trabalhar com UAN”, falou Mônica. Segundo ela, todos os dias é um desafio e um aprendizado novo. “Hoje, vejo também, a importância do nutricionista nessa área e o quanto vamos além no nosso dia a dia.”

Graduação de qualidade e empenho durantes os estudos fazem toda a diferença no futuro profissional.

Texto: Andrea Vergamini de Castro